Você quer criar e gerenciar uma campanha no Instagram?
Se quiser, precisa fazer direito.
O Instagram é uma plataforma empolgante, e é uma das que crescem mais rápido por aí. Ele tem mais de 300 milhões de usuários ativos por dia, de acordo com dados recentes publicados pela Branex.
Mas cuidado: Gerenciar uma campanha eficiente não é tão fácil quanto parece.
Cada plataforma é única, e o Instagram não é exceção. Para criar uma campanha no Instagram, você irá precisar entender quais fatores os usuários do Instagram estão buscando.
Eu já trabalhei muito com o Instagram, então, vou explicar exatamente como funciona nesse artigo.
Antes de continuar, se você faz marketing de conteúdo, eu tenho um estudo inédito para te mostrar. Nele, você vai ver quais são as tendências para os próximos anos e como manter sua estratégia de conteúdo atualizada para atingir seus objetivos de tráfego e receita. Clique aqui para baixá-lo.
1. Decida os 4 T’s
Faça o que for, não comece uma campanha no Instagram sem uma estratégia focada em um objetivo. Você pode perder muito tempo e dinheiro se não souber onde focar seus esforços.
Gosto de separar esta parte em 4 T’s, apenas para que possa lembrar deles: target, táticas, timeline e total gasto.
Target
Em primeiro lugar e acima de tudo, você precisa entender exatamente o que espera alcançar com sua campanha do Instagram.
Se o seu objetivo é fazer as pessoas irem a um evento ou à sua loja local, precisa escolher sua estratégia de campanha com sabedoria. Certas táticas, como promover concursos e hashtags, irão funcionar melhor.
Se o seu objetivo é pura consciência de marca, suas opções são mais amplas.
Marcas grandes como o Starbucks usam o Instagram todo dia para aumentar a consciência sem se preocupar com vendas diretas.
Contudo, se o seu objetivo são vendas diretas, você precisa criar uma estratégia para alcançar clientes em potencial.
A maioria (se não todos) dos seus posts deveria incluir um call to action de algum tipo. Normalmente é um link direto para uma página de vendas, mas não precisa ser.
A Adidas fez isso bem em sua campanha do Instagram para criar animação com seu pré-lançamento de uma nova linha de sapatos projetada pelo Kanye West. A imagem incluía uma URL fácil de lembrar.
Mesmo sem ter nada para vender, o post da Adidas conseguiu mais de 100.000 curtidas no dia anterior ao lançamento do produto.
Finalmente, seu objetivo pode ser simplesmente aumentar seus seguidores no Instagram. Se este é o seu plano, você irá precisar usar algumas técnicas além das básicas que expliquei antes.
Táticas
Uma vez que você sabe qual audiência target você quer alcançar, é hora de decidir quais táticas você quer utilizar.
Há tantos meios de gerenciar uma campanha do Instagram quanto há profissionais de marketing, e vou explicar algumas dessas técnicas aqui.
Mas é bom ter uma ideia geral do que você quer utilizar para alcançar seu target.
Se quer gerenciar um concurso, separe um orçamento para prêmios e gerenciamento geral. Se prepare para revisar muitos posts e para se comunicar com seguidores.
Para marketing de influenciador, você irá precisar preparar uma lista de indivíduos que já conhece ou com quem gostaria de trabalhar.
Você também precisará decidir se quer que esses influenciadores façam postagens patrocinadas para você ou não.
Outra técnica que vi algumas marcas utilizar muito bem é fazer campanhas com outras marcas.
Este é um ótimo jeito de conectar seguidores com outro negócio que oferece produtos ou serviços que complementam o seu.
O WeddingWire incluiu o Sandals Resorts em um de seus posts. O post foi popular, e as duas marcas conseguiram publicidade.
Se você vende produtos digitais ou físicos, você poderia considerar compartilhar cupons promocionais com seus seguidores no Instagram.
Quando a Amazon conseguiu uma taxa de reputação empresarial de 86.27%, eles anunciaram um desconto de $8.62 em cada compra acima de $50.
Eles compartilharam a promoção no Instagram e conseguiram milhares de curtidas.
Timeline
Eu recomendo aumentar seus seguidores no Instagram para longo prazo, mas algumas campanhas especiais irão ocorrer indefinidamente.
Normalmente, você irá gerenciar algumas campanhas regulares para aumentar seus seguidores no Instagram e engajar clientes em potencial com a sua marca, e então complementar com algumas estratégias de curto prazo.
Se você irá promover um concurso, campanha de marketing com influenciador ou lançamento de produto, decida quando a campanha irá terminar.
Oferece um sentimento de finalidade ao projeto e dá à sua equipe a motivação para fazer tudo dentro do prazo.
Total gasto
Você não tem um orçamento ilimitado, então, decida o que faz sentido investir na hora de criar uma campanha no Instagram.
Se você tem um produto para vender, eu recomendo prever as vendas que você irá conseguir com a campanha e basear sua estratégia nesse número.
Se você não tem certeza do que precisa gastar, eu recomendo começar com um valor pequeno, testar o sucesso da sua campanha e aumentar o valor caso necessário.
Seja qual for o seu gasto total, é uma boa ideia planejar à frente e não acabar tendo surpresas quando a fatura final chegar.
2. Aprenda sobre seu público
O primeiro passo para criar uma campanha de sucesso no Instagram é possuir um conhecimento profundo e íntimo do seu público.
Você precisa entender exatamente o que eles estão procurando, como interagem e em quem confiam.
A probabilidade é de que você já saiba grande parte disso por causa de experiência anterior.
Mas para realmente entender o sucesso que você pode ter com sua campanha, você precisa entender a profundidade de interação em um nível muito mais avançado.
Descobri que algumas ferramentas são muito úteis para isso. Elas permitem que você explore exatamente que está te seguindo e porque.
Analise o que engaja seu público com a Simply Measured
A Simply Measured é uma das ferramentas mais fáceis de entender que conheço para descobrir quão bem sua campanha está indo no Instagram.
Você será capaz de ver quais estratégias seus concorrentes estão usando e quão bem estão indo.
Você pode analisar o engajamento de seus posts mais antigos e entender exatamente com o que seus seguidores estão se engajando e gostando.
Isso permite que você consiga ter uma ideia muito muito melhor de com quem seus clientes estão se engajando e como você pode alcançá-los de modo mais eficiente.
Enquanto você continua promovendo a campanha, a Simply Measured também te dará feedback sobre o que está funcionando e o que não está.
Isto pode ajudar você a prevenir-se de continuar publicando os tipos de postagens que não estão agradando seus seguidores e, em vez disso, repetir o que está funcionando.
Encontre influenciadores conectados usando a Social Rank
Se você quer encontrar os seguidores mais valiosos que a sua marca possui, Social Rank é a ferramenta que eu recomendo.
Você será capaz de analisar facilmente o engajamento destes seguidores e saber quem está agregando valor à sua campanha.
Você também pode ver onde os seus seguidores estão localizados e conseguir ter ideias boas das tendências gerais.
Filtrando seguidores por interesse, você pode ver tópicos comuns e descobrir novos tipos de conteúdo que ajudaria a engajá-los.
Encontre mais seguidores com o Crowdfire
O Crowdfire faz muito mais do que apenas analisar seus seguidores, mas é isso que vamos utilizar neste próximo passo.
O aplicativo irá permitir que você encontre novos usuários com interesses parecidos ao de seu network existente de seguidores e promover para eles também.
Notando as similaridades em suas recomendações e nos seguidores atuais que você tem, você pode facilmente começar a entender o que exatamente seu público-alvo espera encontrar.
3. Crie uma mensagem
Uma vez que você entende como seu público funciona, é hora de criar uma mensagem que irá apelar a ela especificamente.
Muitas marcas pulam esse passo, mas ele é essencial para o seu sucesso. Enquanto você pode deixar a personalidade de sua marca se formar enquanto você posta, é melhor decidir com antecedência.
Isto é particularmente importante no Instagram, onde 51% da geração Y quer ver a personalidade da sua marca, de acordo com a Sprout Social.
Tenha uma voz
A primeira e mais importante parte da sua campanha é como você fala com seus seguidores.
A menos que você seja uma empresa estabelecida com a necessidade de utilizar um estilo formal, como um escritório de contabilidade ou uma firma de advocacia, você deve construir uma voz que seja casual.
Decidir o tom da mensagem é importante também. A maioria das empresas optam por um estilo amigável, mas o oposto pode funcionar bem.
O jogo Cards Against Humanity utiliza sua voz duramente honesta em seus produtos e feed do Instagram.
Tenha um ângulo
A partir da pesquisa de audiência que você fez antes, analise para encontrar necessidades e desejos mais profundos de seus seguidores.
O que eles querem de verdade? Como eles vêem a si mesmos?
Isto deveria ser a base para o ângulo da sua campanha. Apele a seus seguidores de modo que os inspire a alcançar seus maiores objetivos ou viver seus sonhos.
A maioria dos clientes da GoPro não estão utilizando a câmera para filmar aventuras incríveis, mas eles gostariam.
A GoPro utiliza o ângulo das aventuras desafiadoras e da excitação para inspirar seus seguidores.
Busque pelos desejos mais profundos de seus clientes e apele a eles neste nível em sua campanha.
Tenha um motivo maior
Poucas pessoas querem promover uma empresa apenas pelo bem da empresa, mas ficariam super felizes de promover uma causa em que acreditam.
Como resultado, as melhores campanhas usam um motivo maior do que apenas promover sua marca.
Para entender o que funcionaria bem na sua campanha, busque por interesses em comum entre seus seguidores. Qual característica interna sua marca os ajuda a exercer?
O Airbnb sabe que seus clientes utilizam seu serviço para hospitalidade e receber os outros em suas casas.
Como resultado, eles criaram uma campanha eficaz promovendo a ideia de que todos são aceitos e bem vindos em sua marca.
A campanha fez muito sucesso e os posts regularmente conseguiam centenas de milhares de visualizações.
4. Não exista apenas no Instagram
O Instagram é uma plataforma maravilhosa, mas para realmente ter sucesso com sua campanha, você precisa promover em outro lugar também.
Um dos erros que vejo com frequência profissionais de marketing cometer é promover uma campanha em apenas um canal.
Isto previne que outras pessoas se interessem em outros lugares e faz sua marca parecer inconsistente.
Em vez disso, promova a campanha em todos os seus canais. Veja como fazer isso.
Construa uma landing page personalizada
Para alcançar de modo eficiente sua audiência target, é uma boa ideia construir uma landing page para a própria campanha.
Garanta que ela represente cuidadosamente o branding e estilo que você está utilizando em sua campanha no Instagram.
Quanto mais próximo for em termos de branding e sensação, mais eficaz será a campanha.
Seus seguidores verão a conexão clara e direta com a campanha do Instagram e haverá mais probabilidade de seguirem o que você está propondo e agir.
A Ikea faz um ótimo trabalho combinando o estilo do Instagram com o da landing page. Eles frequentemente postam fotos de itens em promoção.
Quando eles promovem uma nova foto no Instagram, eles mencionam que há um link na biografia para comprar.
Sem dúvida, o link na biografia nos leva a uma página com cada item em promoção. A landing page deles se parece exatamente com o feed do Instagram!
Por mais que você não precise combinar seu feed do Instagram com sua landing page neste nível de precisão, é uma boa ideia haver uma conexão clara entre os dois.
Inclua o feed do seu Instagram em seu website
Uma parte de seus seguidores não está no Instagram mas iria se beneficiar com o conteúdo que você compartilha lá.
Isto é especialmente verdadeiro se você é um site de e-commerce com produtos para vender. Conectar o Instagram ao seu website é importante para aumentar as vendas da sua campanha do Instagram.
Se você faz muita promoção de produto no Instagram, pode aumentar o engajamento em seu website com essas fotos.
Isto também passa um sentimento de conteúdo novo em seu website mesmo que você não o atualize com frequência.
Para começar, utilize um aplicativo como o SnapWidget, que incluirá o feed do seu Instagram em suas outras propriedades na web.
Promova em todos os seus canais
Se você está promovendo um concurso ou outra campanha específica, você precisa promover o conteúdo em seu website também.
Isto não é o mesmo que criar uma landing page ou incluir seu feed do Instagram. Seu próprio website precisa mostrar seu foco em sua campanha do Instagram.
Eu recomendo fazer um link para a campanha no menu principal do seu website.
Quando a campanha é lançada, ou durante todo o período promocional caso ele seja curto, você pode até incluir uma referência a ele na página principal de seu website.
A campanha Buy a Lady a Drink da Stella Artois foi promovida de modo proeminente no Instagram.
Mas, em adição, eles a incluíram em seu website, colocando um link para a campanha no menu principal.
5. Desenvolva uma hashtag
Toda campanha do Instagram precisa de uma hashtag.
É claro, é fácil criar uma hashtag, mas mais difícil criar uma que atrai novos clientes e aumenta sua consciência de marca.
Existem muitas estratégias para decidir qual tipo de hashtag irá funcionar melhor para promover a sua campanha, mas percebi que estas dicas são mais eficientes.
Mantenha a hashtag curta e simples
Ninguém gosta de uma hashtag longa. É difícil de digitar no pequeno teclado de um smartphone e mais suscetível a erros gramaticais.
As melhores campanhas de hashtag utilizam uma hashtag curta e simples: de preferência três palavras ou menos.
A campanha #MyCalvins da Calvin Klein foi um grande sucesso, em parte porque a hashtag era fácil de lembrar e soletrar.
Memorável
Para garantir que seus seguidores se lembrem de sua hashtag (e que usem), crie uma frase memorável.
Seja muito claro sobre o que ela representa, e dê o tom com exemplos que você criou. Os seguidores normalmente irão assumir a liderança quando algo se torna tendência, então, dite a tendência você mesmo.
A Canadian Tire criou uma campanha para encorajar parceria e gentileza entre seus seguidores.
Eles usaram vídeos de limpadores de neve amigáveis ajudando moradores desavisados e marcaram o post com #ShovelItForward.
Incomum
Uma das maiores frustrações com uma campanha é ter sua hashtag utilizada para outra causa.
Isto é mais comum com hashtags de palavras generalizadas e de palavras únicas que podem ser aplicadas em vários contextos.
A equipe promovendo o filme Criaturas Fantásticas e Onde Habitam desenvolveu a hashtag #WizardingWednesdays para indicar dias de curiosidades de Harry Potter.
Uma marcação mais geral como #feiticeiros ou #harrypotter teria ficado interligada a milhares de posts não relacionados.
Relacionado à sua marca
Não importa qual hashtag você escolhe, garanta que ela irá representar sua mensagem e sua marca.
Ninguém fez isso melhor do que a promoção #DividaUmaCoca da Coca Cola. O nome da marca estava na própria hashtag!
Enquanto você pode não precisar (ou querer) incluir o nome da sua marca em cada hashtag, garanta que a relação fique clara.
Não apenas inclua sua própria hashtag
Finalmente, inclua várias hashtags. Posts com um certo número de hashtags possuem melhor performance, de acordo com a Marketo.
Inclua de 5 à 10 hashtags relacionadas sobre o conteúdo da imagem para conseguir impulso.
Enquanto as pessoas encontrar seus posts com estas hashtags, encontrarão sua hashtag de marca e talvez comecem a utilizá-la também.
6. Promova através de influenciadores
Promoção através de influenciadores continua sendo um dos meios mais populares e eficazes de promover, e o Instagram leva isto a outro nível.
A plataforma conseguiu grande parte de sua popularidade através dos influenciadores que atrai e que ajudou a crescer.
Alavancar esses influenciadores continua sendo uma das partes mais importantes da maioria das campanhas no Instagram.
Vou explicar alguns dos jeitos mais eficientes de gerenciar uma promoção com influenciadores no Instagram.
Encontre os influenciadores certos
Ao escolher nossos influenciadores, existem três critérios que devemos ter em mente.
Primeiro, garanta que sejam influenciadores para a sua audiência. Antes, quando conduzimos nossa pesquisa de audiência, obtivemos uma boa ideia do tipo de pessoa que impacta nossos seguidores.
Esta é uma lista importante para ter em mente porque estas são as pessoas que iremos utilizar mais durante nossa campanha.
Segundo, garanta que sejam influenciadores com alto engajamento. Mais seguidores nem sempre é o melhor em termos de Instagram.
Você terá mais sucesso trabalhando para atrair um público pequeno mas fiel do que alcançando muitas pessoas mas pouco tendo pouco engajamento.
Analise curtidas em posts e comentários como percentagem de seguidores.
Isto pode significar ter como target influenciadores menores com algumas centenas de fãs e com posts que possuem dezenas de curtidas e comentários.
A longo prazo, você conseguirá mais sucesso com ele ou ela do que através de um influenciador que possui milhões de seguidores e apenas algumas centenas de curtidas e comentários.
Terceiro, garanta que eles representem bem a sua marca.
Nem todos os influenciadores são criados da mesma maneira. Passe algum tempo revisando os posts dele ou dela para garantir que é uma parceria que você iria gostar de formar.
Seja específico sobre como eles podem ajudar
Para conseguir que um influenciador ajude e se envolva, descubra exatamente o que ele ou ela deve fazer pela sua campanha. Há alguns meios de conseguir alavancar o alcance de um influenciador.
Primeiro, considere fazer um post patrocinado. Provavelmente, este é o jeito mais fácil e familiar de fazer as coisas.
A maioria dos grandes influenciadores já utilizam esta estratégia e terão um bom entendimento de como fazer. De acordo com a Adweek, a expectativa de preço é de $200-$400 por post patrocinado.
Isto é apenas uma estimativa, e você pode e deve negociar as taxas dependendo do tamanho da audiência do influenciador e quanto valor ele ou ela irá entregar à sua marca.
Outro jeito de envolver um influenciador é considerar que ele ou ela gerencie o feed do seu Instagram.
Esta é uma estratégia comum onde um influenciador bem conhecido ou celebridade toma controle da conta de uma marca e posta coisas relevantes para ele ou ela.
O Hallmark Channel deixou a atriz Amanda Righetti gerenciar seu canal em uma promoção para criar interesse quanto ao filme original Love at the Shore.
Se você gosta da ideia de um influenciador gerenciar sua conta mas não possui o orçamento para isso, você pode tentar com um colaborador de sua empresa ou sócio.
7. Promova um concurso
Concursos podem se tornar virais facilmente no Instagram, especialmente se você promovê-los de modo eficiente.
Talvez o maior benefício de um concurso no Instagram é o conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC na sigla em inglês.
Este conteúdo promocional de marca criado por seus seguidores expande exponencialmente o seu alcance e pode ocasionar engajamento muito melhor com a sua mensagem.
As pulseiras Lokai possuem UGC como a base da maioria de seu conteúdo, com usuários compartilhando fotos deles mesmos usando as pulseiras ao redor do mundo.
Já vi muitos concursos. Alguns foram bem gerenciados e outros não. Isto é o que os bons tinham em comum.
Respeite os requerimentos legais
Dependendo do país ou estado onde você mora, os requerimentos para gerenciar um concurso ou giveaway podem ser diferentes.
Analise os detalhes específicos e considere pedir para um advogado avaliar como você planeja fazer sua campanha antes que você comece.
Faça o que for, tenha a certeza de comunicar claramente sua audiência como o concurso irá funcionar.
Indique claramente qual será o prêmio, como o vencedor será escolhido e como e quando o prêmio será entregue.
Ofereça um prêmio tentador e relacionado
A primeira parte de uma campanha bem sucedida é criar um prêmio atraente. Porém, não é o suficiente escolher algo grande e animador.
Um carro novo em folha ou um iPhone podem atrair milhares de compartilhamentos, mas se não for relacionado à sua marca, não irá ajudar.
Garanta que o seu prêmio inclua a mensagem de sua marca no Instagram. A Cellucor fez um ótimo trabalho oferecendo canecas com sua marca.
Frequentemente, o prêmio mais fácil e popular é um produto gratuito.
Consiga participações
A maioria dos concursos no Instagram encorajam os seguidores a participar seguindo a marca, curtindo uma foto e marcando amigos.
Este é um bom modo de construir consciência de marca e aumentar o alcance da mensagem, mas não é único modo de promover sua marca.
Você também pode pedir aos usuários que postem algo por eles mesmos ou que se inscrevam com um endereço de email em seu website.
Mas lembre-se: Quanto mais você pedir dos usuários para que possam participar, menor a probabilidade de que eles façam.
Decida os vencedores
Existem três modos comuns de decidir o vencedor do seu concurso: por votação, com um júri ou aleatoriamente. Seja qual for o que você escolher, explique bem como você irá decidir quem ganha.
Se você gerenciar uma campanha que encoraja os usuários a postarem suas próprias fotos, você pode oferecer prêmios com base na imagem que conseguir o maior número de curtidas ou comentários.
Se você usar um júri, informe aos seus seguidores os critérios com antecedência.
Para escolher aleatoriamente, eu recomendo utilizar uma ferramenta como o Random.org para conseguir um número realmente aleatório.
Você também precisa explicar como e quando irá entrar em contato com os vencedores. É melhor passar esses detalhes no começo do concurso.
Se você não esclarecer esses detalhes logo no início, pode deixar participantes em dúvida e reclamando dos resultados.
8. Considere anúncios
Se você realmente quer expandir sua campanha rapidamente e possui dinheiro para gastar, considere os anúncios do Instagram.
O Instagram está crescendo rapidamente como plataforma de anúncios, de acordo com pesquisas conduzidas pela Social Fresh.
Desde que o Facebook começou a incorporar sua plataforma de anúncios ao Instagram, você pode facilmente segmentar usuários no Instagram com a plataforma de anúncios desenvolvida pelo Facebook.
Para começar, escolha Editar Localizações em uma campanha de Anúncio do Facebook.
Gerenciador de Anúncios
Desmarque as caixas próximas de Facebook, Audience Network e Messenger.
Suas opções de anúncio no Instagram incluem Feed e Stories. Escolha um.
No geral, o restante do processo de criação do anúncio é o mesmo dos anúncios nativos do Facebook Ads.
Enquanto muitos tinham medo de que os anúncios iriam acabar com a plataforma, os anúncios do Instagram estão mostrando ser muito eficientes e encontraram pouca resistência por parte dos usuários.
Dependendo dos objetivos da sua campanha, os anúncios podem funcionar muito bem para você. A ASOS alcançou enormes resultados com seus anúncios, de acordo com o Instagram.
Um dos fatores principais por trás do sucesso da ASOS no Instagram é a inclusão de usuários em sua plataforma com o ASOS As Seen On Me.
Esta é uma mistura única de conteúdo gerado por marca e por usuário. A ASOS possui uma conta oficial especialmente dedicada a postar fotos tiradas por usuários.
Anúncios ajudaram a campanha se tornar ainda mais eficiente.
Conclusão
Para criar e gerenciar uma campanha de sucesso no Instagram, você precisa entender como seu público interage no Instagram.
Com imagens atraentes e uma estratégia bem planejada, você pode facilmente produzir o tipo de campanha que trará resultados durante anos.
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