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O TikTok é, atualmente, uma das plataformas sociais mais conhecidas do mundo. Criado em 2016, ele levou apenas dois anos para se tornar a quarta maior rede social do planeta, atrás apenas de gigantes como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp.
Para se ter uma ideia, somando o total do Google Play e da App Store, o aplicativo já teve mais de 2 bilhões de downloads. Mais da metade, cerca de 660 milhões, foi feita somente em 2018. Tal crescimento chega a ser até mesmo um pouco assustador, não acha?
Mas nada disso foi à toa. O formato da plataforma, assim como a infinita possibilidade de formatos de conteúdo para o TikTok, fez com que cada vez mais pessoas fossem atraídas e permanecessem usando o aplicativo diariamente.
E isso traz uma grande oportunidade para as empresas que trabalham com marketing digital, não acha? Afinal, se temos mais de 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo acessando o TikTok, a possibilidade de atrair um público cada vez maior é gigantesca.
Mas se isso não é motivo suficiente para você, não se preocupe; nós temos mais. Na sequência, a Agência WEBi (que também já aderiu ao app por aqui) te mostra 8 razões para investir em conteúdo para o TikTok.
Depois de ler este texto e entender os benefícios do aplicativo, e antes mesmo que perceba, você também estará participando de correntes e fazendo dancinhas. Duvida? Então continue a leitura abaixo!
Por que fazer conteúdo para o TikTok?
1. Investimento quase nulo
Um ponto negativo da maior rede social do mundo, o Facebook, é a necessidade de investir em anúncios patrocinados. Quando esse investimento não é feito, o alcance acaba sendo baixíssimo — e quem trabalha na área ou já tentou produzir conteúdo orgânico para a plataforma sabe bem do que estamos falando.
O TikTok, por outro lado, não oferece nenhuma possibilidade de patrocinar o conteúdo produzido (pelo menos por enquanto). Isso significa que, com pouquíssimo investimento, você pode ter números espetaculares e alcançar audiências enormes.
Os únicos investimentos realmente necessários são os de produção dos vídeos, ou então na parceria com influenciadores — assunto sobre o qual falamos um pouco mais daqui a alguns tópicos.
2. Alto poder de viralização
A criação de conteúdo viral é uma das melhores coisas que podem acontecer a uma empresa que investe em marketing digital. Quando um vídeo viraliza, o nome da empresa, assim como seus produtos e serviços, cai na boca do povo, fazendo com que ela fique muito mais conhecida do que era antes.
Em muitos casos isso é passageiro, é claro, mas cabe à empresa saber aproveitar a viralização e continuar criando conteúdo de qualidade.
Uma das características mais fortes do TikTok é o alto engajamento dos seus usuários, muito graças ao formato do feed do aplicativo. Na prática, isso significa que viralizar por lá é mais fácil que em qualquer outra rede.
A própria WEBi é um ótimo case que mostra o poder de viralização do conteúdo para o TikTok. Com cerca de um mês produzindo conteúdo e 8 vídeos postados, nosso total de visualizações é impressionante, com um vídeo superando a marca de 1 milhão de views.
3. Possibilidade de crescer em outras redes sociais
Talvez você esteja com dificuldades de fazer os números da sua empresa crescerem no Facebook e no Instagram. Infelizmente, a maioria das empresas ainda sofre com isso. Isso porque, como citamos, são raros os casos em que conteúdos orgânicos alcançam resultados reais nessas plataformas. A regra, para elas, é pagar e aparecer.
No entanto, como também já falamos, a possibilidade de viralização do conteúdo para o TikTok faz com que o nome da empresa fique mais conhecido. Se ela continuar produzindo um bom conteúdo, além de levá-lo para outras plataformas, é natural que o crescimento venha.
4. É o aplicativo do momento
Uma grande parte do conteúdo que é produzido atualmente tem o TikTok como foco. Os vídeos até podem ir para outros aplicativos depois — como acontece frequentemente com o Reels, do Instagram —, mas a origem é, na maioria dos casos, o TikTok.
Isso mostra como ele é o aplicativo do momento. A quantidade de usuários presentes por lá é tão grande que os vídeos já o têm em mente antes mesmo de serem produzidos. E falando em quantidade de usuários…
5. Audiência enorme
Mais de 2 bilhões de downloads. Para se ter uma ideia, este número representa cerca de 1/4 da população mundial. Aproximadamente 1/4 dos habitantes do planeta tem o aplicativo instalado no próprio celular, com vários deles acompanhando o conteúdo para o TikTok diariamente. Quando paramos para pensar, o número chega a ser um pouco surreal, tamanho é o sucesso do aplicativo.
Trazendo para a nossa realidade, no início de 2020, o número de usuários brasileiros ultrapassava os 7 milhões. É certo dizer que, hoje, a quantidade é bem maior. E isso só mostra o quanto ele traz oportunidades para as empresas. Com uma audiência tão grande, é possível encontrar todo um novo público por lá.
6. Público-alvo segmentado
Não se pode negar que a produção de conteúdo para o TikTok é importante para todas as empresas — mas ainda mais para as que têm um público mais jovem. Isso porque os usuários da rede social são extremamente segmentados. De acordo com a própria plataforma, mais de 60% dos usuários ativos têm entre 16 e 24 anos.
Contudo, o que tem sido observado também é um aumento da presença do público logo acima dos 30 anos. Afinal, você consegue achar todo tipo de vídeo por lá, basta seguir as pessoas certas.
Tudo isso para dizer que, se seu público-alvo inclui adolescentes e jovens adultos, o TikTok não é apenas importante, como também fundamental.
7. Conta com uma infinidade de influenciadores
Finalmente chegou o momento de falar a respeito dos influenciadores. Como a WEBi já mostrou em um infográfico gratuito sobre o assunto, o marketing de influência foi o que mais cresceu nos últimos anos. Os influenciadores estão em todos os lugares, especialmente no Instagram e, agora, no TikTok.
Se você quer garantir o sucesso de um produto ou serviço, basta realizar uma parceria para que algum influenciador cujo público seja parecido com o seu produza conteúdo para o TikTok usando seu produto. Será necessário um certo investimento (podendo ser bem alto dependendo do influenciador), mas o sucesso é praticamente certo.
8. Plataforma de fácil utilização
Muitas pessoas desistem de produzir conteúdo digital porque não sabem usar os aplicativos e acabam desanimando. E não dá para culpá-las; muitos aplicativos realmente não são muito intuitivos, o que acaba dificultando bastante o uso por pessoas não acostumadas com este universo.
O TikTok, por outro lado, não apresenta esse problema. Além de ser fácil de usar para assistir aos vídeos, ele também permite que a produção dos vídeos seja feita sem maiores dificuldades.