Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

Anunciar no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Aprenda a criar o seu e veja dicas para uma campanha que trará resultados!

Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios em feed, Stories, Reels, Explore, vídeos e demais plataformas da rede social. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, vendas, instalações de aplicativos e visualizações de vídeos.


O Instagram tem uma das maiores audiências na internet, com mais de 1,45 bilhão de usuários. O Brasil tem uma presença considerável nessa rede, contabilizando mais de 122 milhões de pessoas em 2022.

Esses números mostram que a rede é uma excelente oportunidade de investimento. Neste post, vamos falar sobre como anunciar no Instagram através do Instagram Ads.

O que é Instagram Ads?

O Instagram Ads é uma forma de veicular anúncios tanto no feed, nos Stories, nos Reels, na aba Explorar, na plataforma de vídeo (antigo IGTV), nos anúncios de coleção e na aba Loja. Esses anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos. A ferramenta pode ser usada para gerar cliques, conversões, instalações de aplicativos, visualizações de vídeos e conversas em direct. Outra possibilidade é anunciar diretamente produtos à venda na Loja do Instagram da marca.

Criar anúncios no Instagram traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa. Os vídeos curtos, as fotos e as imagens em carrossel são ótimos para ajudar na educação de uso de produtos e serviços.

Exemplos de anúncios no Instagram

1. Direcionado para uma Landing Page

Anúncio no Instagram feito com objetivo de gerar Leads para a Semana do Futuro do Marketing. Esse anúncio levava para uma Landing Page de inscrição onde colhemos as informações necessárias do usuário.

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2. Instagram Ads para um evento

Já esse exemplo teve o intuito de gerar inscrições para o RD Summit, utilizando um vídeo de como havia sido a edição anterior. O Instagram permite até 2 minutos de vídeo.

Percebemos, também nesse anúncio, muitas pessoas marcando amigos para ir ao evento, multiplicando os resultados do anúncio.

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3. Anuncio com a foto de uma pessoa real

Anúncio feito no Instagram com objetivo de divulgar o RD Summit Live Show, cobertura oficial do RD Summit. Utilizar um conteúdo mais humanizado com fotos reais é uma ótima forma de chamar atenção na rede social.

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4. Anúncio combinando feed e Instagram Stories

Esse anúncio teve o objetivo de gerar inscrições para o Executive Talks, evento online da RD com grandes executivos. Como os diretores participantes tinham grande peso na divulgação, criamos uma experiência em tela cheia mesclando banners e carrossel de fotos.

Apesar desse tipo de anúncio ser muito utilizado para gerar conhecimento, conseguimos ótimos números de conversão espalhando call-to-actions para estimular a inscrição ao longo do anúncio. O ad foi divulgado tanto para pessoas com interesse no evento quanto para pessoas semelhantes a essas via audiência Lookalike.

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5. Instagram Ads para Stories no formato em vídeo

Abaixo, temos um exemplo também do Executive Talks, porém com um anúncio em vídeo criado exclusivamente para o Stories. Apostar nesse formato pode te ajudar a ampliar a cobertura da sua campanha e alavancar conversões.

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Para anunciar no Instagram você deve criar uma conta no gerenciador de negócios do Facebook e logo após usar o Gerenciador de Anúncios.

Aproveite os recursos do Instagram

Os anúncios de Instagram se destacam por darem um grande poder de segmentação aos anunciantes. Ao veicular um anúncio na rede, você pode direcioná-lo com todas as formas de segmentação existentes nos anúncios do Facebook . Veja alguns exemplos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização geográfica;
  • Interesses gerais (música, esportes, tecnologia);
  • Interesses de consumo;
  • Dispositivos e sistemas de acesso;
  • Momentos da vida (formado, casado, trabalhando);
  • E públicos personalizados (quem acessou seu site, lista de contatos etc).

    Especificações dos anúncios para Instagram

    Ao produzir um anúncio para o Instagram, alguns detalhes precisam ser levados em conta. Acompanhe:

    • Texto na imagem: não há mais aquela proibição de o texto não poder ocupar mais de 20% da área da imagem/foto usada, mas segue sendo uma prática não recomendado pelo Instagram.
    • Tamanho e formato da imagem: quadrada (mais recomendada),1080x1080px, ou retangular, 1200×628. O arquivo não deve ter mais que 30MB. Veja neste guia do Facebook a lista completa de tamanhos.
    • Duração do vídeo: até 120 segundos (recomendado não passar de 15s). O arquivo não pode ter mais que 4GB. O formato mais recomendado é em MP4 e as medidas são as mesmas das imagens.
    • Carrossel: Limite de 10 imagens, que devem ser quadradas.

    Como anunciar no Instagram Ads: Tutorial

    Agora que você já possui conhecimento das especificações do anúncios, vamos mostrar como fazer na prática. Nesse tutorial de como fazer anúncio no Instagram, utilizaremos o Gerenciador de Anúncios. Mas lembre-se de que antes é necessário criar sua conta no Gerenciador de Negócios.

    Para quem já possui familiaridade com anúncios no Facebook, fica mais fácil de fazer no Instagram, pois é o mesmo processo. Para começar, é só clicar no botão verde “+ Criar”

    Definições de formato e verba

    Depois, escolha o objetivo que você pretende atingir com a campanha. Vale ressaltar que os tipos de campanha podem ter suas particularidades de formato e direcionamento. Para demonstração, usaremos a de Consideração/Tráfego.

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    É importante dar um nome para a campanha, conjunto de anúncios e anúncios para encontrá-los facilmente mais tarde.

    Em um anúncio de tráfego, é preciso escolher para onde o usuário deve ser direcionado. Além disso, também é possível criar anúncios dinâmicos e com ofertas.Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Chegou o momento de falar sobre valores: é nessa parte que você pode definir quanto está disposto a investir na campanha e também a sua duração. É recomendado sempre ter uma data de fim já configurada (a não ser que não seja a estratégia) para não gerar cobranças adicionais por esquecer de pausar a veiculação.

    Aqui também é  possível definir um limite de custo médio por clique ou deixar que a ferramenta controle isso. É importante dizer que a plataforma é otimizada para sempre alcançar o menor custo possível por resultado, mas Você pode aprender mais sobre isso no eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads.

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    Escolha de público e locais de exibição

    Após esse passo, temos a parte de segmentação de público. É nesse momento em que você colocará todas as informações de quem deve receber a sua campanha, como localização, gênero, idade, interesses etc.  Dica: configure bem essa parte para alcançar pessoas que sejam relevantes para seu negócio.

    Perceba que, na coluna da direita, ele mostra a definição do público com uma estimativa de alcance potencial. Claro que essa estimativa vai depender de quanto você irá investir e de quem é o seu público. Veja que também aparece o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.

    Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Público definido? Agora é o momento de dizer à plataforma os locais de exibição. Por padrão, as campanhas são configuradas com posicionamentos automáticos e a própria plataforma distribui os anúncios privilegiando os locais de melhor performance. Para veicular o anúncio somente no Instagram, é preciso desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo.

    Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Momento da criação do anúncio

    Partindo para os criativos, é hora de você configurar a aparência do anúncio de acordo com as especificações que citamos no início desse post. Escolha qual formato é o mais adequado para sua campanha (carrossel, imagem ou vídeo único e coleção).

    Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Escolha a imagem ou vídeo que você quer veicular. Se você tem mais de uma imagem, a plataforma te dá a opção de transformar esse conteúdo estático em um vídeo mais chamativo. Não se esqueça de inserir o texto que acompanhará a imagem e da url de destino. No lado direito da tela, a plataforma exibe uma cópia de como o seu anúncio será veiculado. Fique atento se todas as informações estão legíveis.

    Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Finalizando e deixando pronto para a análise

    Também não esqueça de mensurar os resultados que o Instagram vai levar de acessos para seu site. Você pode um parâmetro de URL para acompanhar esses números.

    Para saber mais detalhes de como fazer tudo isso, leia o post Como rastrear Facebook Ads no Google Analytics.

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    Tudo configurado? É só clicar em “confirmar” para publicar o anúncio! Você também pode dar um checklist final clicando em “avaliar”.

    Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo e dicas para ter melhores resultados

    Depois que o anúncio estiver no ar, procure sempre acompanhar os resultados, monitorar os comentários e ver se está alinhado com seu objetivo.

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    9 dicas para fazer uma boa campanha de Instagram Ads

    1 – Tenha seu objetivo muito claro com Instagram Ads

    O objetivo da campanha deve ser seu primeiro foco: a rede social otimiza (e cobra) por resultados referentes ao seu objetivo (cliques, visualizações, conversões, etc). Você quer impulsionar um novo produto? Quer aumentar o tráfego no seu e-commerce?

    A pergunta a ser feita deve ser: “Como fazer?”, ou seja, que direcionamento remete ao meu objetivo? As duas perguntas no parágrafo anterior são simples de se resolver, tanto visitas no site como impulsionamento são objetivos diretos no Instagram. Mas e seu o seu objetivo não for tão intuitivo assim?

    Por exemplo, uma empresa de gestão de TI quer divulgar sua solução. É um nicho muito específico, boa parte do público alvo nem ao menos sabe que precisa de tal solução. A resposta do “como fazer” nesse caso pode ser educar o público, demonstrar como a gestão de TI pode facilitar o dia a dia dos técnicos, como pode prever problemas na infra e evitar custos elevados.

    >> Leia mais: Bio do Instagram: as melhores dicas para transformar o seu perfil

    Uma forma de fazer isso é utilizar um vídeo, como uma demonstração em poucos minutos do software em ação, ou uma animação ensinando as soluções que a gestão de TI tem para as empresas. Talvez não para as empresas em geral, mas pode ser uma solução direcionada para uma área em específico, como o varejo.

    Nesse caso, o anúncio pode ter como objetivo a visualização do vídeo. Assim, a empresa ganha branding – estratégia de topo de funil.

    Outro objetivo pode ser uma conversão, ou seja, usar a Landing Page de vídeo. Assim, o usuário assiste e é convencido a converter para fazer um trial – estratégia de fundo de funil.

    A linha de raciocínio, portanto, deve ser essa:

    • Objetivo?
    • Como fazer?
    • Qual estratégia de mídia entrega este resultado?

      2 – Pense no tópico do anúncio

      Esta dica está atrelada à anterior, mas é importante dar um destaque. Após definir o objetivo, ou enquanto se está definindo, procure pensar em qual será o tópico do anúncio.

      Dando continuidade ao exemplo da gestão de TI, foi definido que se quer educar um tomador de decisão, dentro de uma empresa de varejo de grande porte, e transformar este tomador de decisão em um Lead.

      Bom, provavelmente essa pessoa é um analista de TI, talvez um gerente, então que tipo de tópico interessa a ela? Devo falar em LAN’s, WAN’s e HelpDesk ou em gestão do tempo? Talvez gestão de equipe, gerenciamento e otimização do tempo? Qual é a dor dessa pessoa? Qual problema ela tem? Como atrair sua curiosidade?

      3 – Use páginas responsivas

      Caso o objetivo seja levar o usuário a uma página, como uma Landing Page por exemplo, verifique se esta página é responsiva, ou seja, se tem boa visualização também em dispositivos móveis. Você pode fazer isso reduzindo o tamanho da página no seu próprio desktop e verificando se as informações se mantém todas visíveis na tela.

      O Instagram é uma ferramenta mobile, então uma página desconfigurada por uma tela pequena pode acabar com o resultado da campanha. Além disso, responsividade não é mais uma tendência, mas uma realidade hoje. Leve-a em conta não só nos anúncios, mas em seu site.

      4 – Trabalhe com URL Builder

      Ainda em relação a levar o usuário à outra página, procure usar parâmetros UTM nas URLs, assim as informações de visitas para controle ficam mais precisas. Isso facilita também as análises de Fontes de Tráfego em ferramentas de análise, como o RD Station Marketing. Use o URL Builder.

      5 – Crie sua audiência

      É possível segmentar a audiência para Instagram Ads da mesma forma como no Facebook Ads, já que muitas contas são vinculadas. Existe também a ferramenta de proximidade para anúncios com foco em públicos próximos ao seu estabelecimento.

      As possibilidades de segmentação são inúmeras, praticamente qualquer informação que o usuário coloque no Facebook é passível de segmentar. Gênero, idade, páginas curtidas, interesses por categorias, idade dos filhos, cidades que frequenta, celulares que usa, línguas que fala e empresa onde trabalha são alguns exemplos.

      Dica extra: Pense fora da caixa, conheça o tomador de decisão e o influenciador. Quem compra shampoo masculino, por exemplo, o homem? Ou talvez seja a mulher, para dar um presente para o namorado? O ideal é fazer testes A/B para comparar diferentes anúncios e diferentes audiências.

      6 – Planeje o anúncio

      O anúncio em si é o divisor de águas entre o bom e o mau resultado, principalmente no Instagram Ads, onde o feed voa rapidamente nos dedos sem paciência do usuário.

      Para prender a atenção, o anúncio deve ser impactante, a imagem precisa gerar curiosidade para levar à leitura do post. Este, por sua vez deve levar o usuário ao objetivo da campanha, o clique, por exemplo. O Instagram Ads ainda possibilita a utilização de Calls-to-Action, botões para ação, com as seguintes opções:

      • Nenhum botão
      • Solicitar agora
      • Reservar agora
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      Na escolha da comunicação, o foco novamente deve ser a audiência. O que interessa ao meu público? Qual gatilho mental gera interesse – o conforto, o poder, a sedução, a liberdade?

      Dica extra: Cuide com o número de caracteres, pois o Facebook e o Instagram trabalham com números diferentes. Além disso, o Instagram não mostra o título do anúncio, somente o corpo do texto. Como o texto geralmente é atrelado ao título, isso pode deixar seu anúncio confuso para o usuário.

      7 – No Instagram Ads, tenha cuidado com a imagem

      É possível fazer uma mesma campanha rodar no Facebook e no Instagram, mas as duas plataformas usam tamanhos bem diferentes de imagens, o que pode desconfigurar o anúncio.

      Durante o processo de criação do anúncio, você pode visualizar como ele ficará no Instagram e no Facebook. Se for viável, um anúncio para as duas plataformas deixa tudo muito mais fácil. No entanto, o ideal é fazer campanhas separadas, pois isso facilitará as análises e métricas futuras. Caso você tenha uma gestão ativa das redes sociais e tenha imagem e texto adaptáveis às duas plataformas, um mesmo anúncio é suficiente.

      Dicas extras: A imagem também não pode ter mais do que 20% de texto, assim como no Facebook. Use filtros! Eles podem deixar sua foto muito profissional. Instagram é pura imagem, escolha ela com muito carinho, não busque em bancos, não copie de terceiros e, por favor, não use clipart!

      8 – Claro, não se esqueça das #hashtags

      Essas palavras-chave trabalham como hyperlink e são muito usadas por usuários e empresas para direcionamento da comunicação.

      Uma boa opção é criar sua própria hashtag, algo que lembre sua marca, seu negócio e sua campanha. Assim você ganha notoriedade e aumenta a interação do público.

      9 – Conheça seu público

      Mais do que resultados imediatos, as mídias pagas são excelente para conhecer o seu público. Às vezes, você nem imaginava que determinada palavra-chave era a que tinha maior tráfego mensal e menor concorrência. Ou que o público de João Pessoa compra mais na sua plataforma online do que o de São Paulo. Ou que, para o seu negócio, mulheres acima de 40 anos tendem a converter mais do que homens acima de 55.

      Resultado para ontem todo mundo precisa, mas o amanhã vem para quem se prepara. Ou seja, quem constrói sua estratégia de Marketing Digital a longo prazo, quem visa sanar as necessidades do seu público e não somente encher a conta bancária – dinheiro é consequência de um trabalho bem feito. As mídias sociais estão aí para separar o ontem do amanhã, aproveite a oportunidade e saia na frente!

      Se quiser aprender mais, acesse nosso material sobre Estratégias de Marketing Digital no Instagram, ele ensina como criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar, tudo o que você precisa para alavancar sua marca.

      10 – Instale o pixel da Meta

      Antes conhecido como pixel do Facebook, trata-sede um trecho de código que é colocado no seu site. Ele permite que você meça a eficácia dos seus anúncios, analisando as ações que as pessoas fazem no sua página. A Meta indica que essa é a melhor forma de gerar mais vendas atingindo as pessoas certas com seus anúncios, e que você poderá analisar esses números para confirmar. Você pode ver como instalar no guia do Pixel, mas é preferível contar com alguém que entenda de programação para garantir.

      Comece a testar os Instagram Ads no seu negócio

      Uma mídia como o Instagram não pode ficar de fora da sua estratégia, principalmente pelo volume de acessos aos finais de semana.

      Anunciar no Instagram pode ser um diferencial para sua empresa e uma forma de explorar melhor um canal para gerar resultados, diferente do que você já tem feito.

      Se por algum motivo você não ter bons resultados, basta pausar o anúncio. Por isso, É sempre bom testar novos canais e novos pontos de contatos com nossos consumidores para manter um bom relacionamento.

      E se você quer se aprofundar um pouco mais na parte comercial do Instagram, preencha os dados abaixo para receber gratuitamente um eBook completo sobre o assunto!

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