Como Monetizar o Instagram? Guia completo para gerar receita com as redes sociais!

Saber como monetizar o Instagram é fundamental para quem deseja trabalhar em casa pela internet, gerando receita com as redes sociais.

É verdade, as redes sociais foram criadas com o propósito de socializar as epssoas. Com tudo, o tempo passou e Facebook, Instagram, YouTube e outras redes ganharam um foco mais comercial, com opções de venda direta e veiculação de anúncios.

Monetizar as redes sociais é uma excelente opção para trabalhar de forma ágil e digital.

Isso pode se tornar, facilmente, sua segunda fonte de renda ou até mesmo fonte principal, com o passar do tempo.

Quer entender como isso funciona e o que você precisa fazer para monetizar o Instagram? Acompanhe nosso passo a passo completo e saiba tudo!

 

Como Monetizar o Instagram – por que fazer isso?

Porque o Instagram é uma das maiores redes sociais hoje. O “Insta”, como é popularmente conhecido, é praticamente um adolescente a essa altura.

A rede social está completando 12 anos e já passou por diversas mudanças, ganhando novas funções, tendo algumas de suas capacidades iniciais removidas e trazendo novidades constantes.

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no mundo. Isso significa que cada vez mais usuários estão migrando para a rede social ou a adotando como uma alternativa ao Facebook.

monetizando o instagram

Em outras palavras, monetizar o Instagram traz grandes oportunidades para empresas alcançarem sua audiência no lugar certo, no momento mais oportuno. Seja lá o que for que você oferece, tem muito mais chances de vender quando alguém, casualmente, está navegando em seu feed no Instagram.

O que é o Instagram em 2022, afinal?

Desde 2010, muita coisa aconteceu e hoje o Instagram é extremamente popular. Separamos algumas estatísticas que ajudam a entender o panorama do porquê dessa rede social valer seu investimento.

  • É o 7º site mais visitado no mundo todo. 
  • Se isso não basta, saiba que o termo Instagram é o 9º termo de busca mais pesquisado no Google.
  • A rede social é a quarta mais usada no mundo todo, perdendo apenas para o Facebook, YouTube e WhatsApp.
  • O Instagram é o segundo aplicativo mais baixado no mundo, perdendo apenas para o TikTok.
  • 1.22 bilhões de pessoas usam o Instagram todo mês.
  • A maior parte dos usuários do Instagram têm entre 18 e 34 anos.

Essas informações têm como fonte o Hootsuite.

O que é a monetização de redes sociais?

A monetização de redes sociais é o processo de transformar um ambiente amplamente usado para construção de relacionamentos em uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Se você for criativo o bastante, qualquer lugar é propício para conseguir uma venda. A quantidade de esforço e os recursos utilizados irão depender da situação e do ambiente, mas é possível vender em virtualmente qualquer lugar, desde que exista alguém interessado em vender e outra pessoa interessada em comprar.

 

O que significa monetizar o Instagram?

Significa aplicar todo o contexto acima ao Instagram. O grande “xis da questão” de monetizar redes sociais está no quão rentáveis elas podem realmente ser.

Existem redes com opções de marketplace e vendas diretas, como é o caso do Facebook e do Instagram, por exemplo.

Se você pensar, até o WhatsApp possui a opção de catálogos na sua versão Business. Entretanto, cada plataforma possui seu próprio modelo de negócio e maneira de ser monetizada.

Existem contextos e situações, redes que valem mais a pena monetizar, e outras que devem ser usadas exclusivamente para outros propósitos.

o que significa monetizar o instagram

Quer um exemplo? O LinkedIn não é uma rede social tão vantajosa para monetização. Estamos falando de uma rede corporativa, com foco em conexões de trabalho, anúncios de vagas e contratações.

Com isso, é altamente improvável que a plataforma implemente alguma função de marketplace no futuro próximo.

Especulando ao máximo, sem qualquer base, daria para imaginar uma plataforma com cursos pagos e outros infoprodutos, se assemelhando ao Hotmart e outras similares. Mas, sinceramente, não existe qualquer indicativo de que isso possa se tornar uma realidade.

Por isso, monetizar o Instagram é uma oportunidade e tanto. Existem várias maneiras de fazer isso dentro da rede social. Você pode trabalhar com anúncios, posts patrocinados, remarketing para campanhas pagas, vendas diretas e muito mais.

 

Quais os benefícios de monetizar o Instagram?

Existem vários benefícios envolvidos na monetização do Instagram. Para facilitar o seu entendimento, separei alguns dos mais atraentes:

Faturamento com potencial garantido

As pessoas estão, frequentemente, com o celular em mãos. Com isso, monetizar o Instagram se torna uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o que é o seu negócio, seus produtos ou serviços.

Se você tem uma loja, uma banda com um disco novo no Spotify, ou é uma empresa de serviços, seus anúncios podem ser muito atraentes durante a rolagem no feed.

Expansão dos canais de faturamento

Monetizar o Instagram – e qualquer outra rede social – traz uma oportunidade de alcançar um número maior de pessoas, que não necessariamente procuraria pelo seu negócio ou por você em mecanismos de busca, como o Google.

O Instagram, quando monetizado, pode servir como canal de aquisição principal ou complementar a uma ou mais campanhas ativas na sua empresa.

 

Estratégia de Multicanal

Além de servir como uma excelente plataforma para veicular anúncios e vender de forma direta, o Instagram também é um grande canal para se relacionar com clientes adquiridos ou conectar sua marca a um número maior de pessoas.

Ganhos escaláveis

Tecnicamente, quanto mais você investir em publicidade no Instagram, mais pessoas poderá alcançar. Com uma estratégia bem lapidada, você pode escalar seus ganhos no Instagram.

 

Como monetizar o Instagram? Aprenda passo a passo

Existem diversas maneiras de monetizar o Instagram. Ao terminar essa lista, é possível que você até se lembre de outras opções.

De qualquer forma, separamos aquelas que mais fazem sentido para o momento atual, considerando as tendências e funções que o Instagram disponibiliza para seus usuários.

Como Monetizar o Instagram? Guia completo para gerar receita com as redes sociais!

Vale destacar que nenhuma delas chega a ser “um bicho de sete cabeças”. Mas, cada uma das opções irá demandar algum conhecimento técnico. Você entenderá mais adiante!

Crie uma loja online

Essa é a opção mais fácil para monetizar o Instagram, e que demanda um grau menor de conhecimentos técnicos fora da plataforma.

Não é preciso criar uma loja virtual do zero, pois o próprio Instagram funciona como um marketplace, onde você insere produtos e cria um catálogo digital muito bem organizado.

Então, você pode começar a trabalhar com sua loja online direto do Instagram, vendendo dentro da rede social os produtos que desejar, respeitando, é claro, os termos de uso e políticas do Instagram.

É sempre bom ler as regras para garantir que seus produtos não estejam fora do escopo permitido pelo META, antigo Facebook Group.

É interessante também, você ter um link na bio direcionando seu seguidor para a sua loja virtual ou até mesmo um blog ou portifólio de sua empresa.

 

Comercialize Infoprodutos

A venda de infoprodutos é algo que está em alta. Plataformas como Hotmart e Monetizze oferecem diversas opções para produtores digitais e afiliados gerarem receitas, trabalhando pela internet.

Entretanto, é possível monetizar o Instagram com esse tipo de produto digital, mesmo que a rede social seja apenas um canal de anúncio que redirecione a essas plataformas de afiliados.

Contudo, se você deseja monetizar o Instagram com produtos do universo do marketing de afiliados, deve ter conhecimentos técnicos sobre produção digital e/ou revenda dos mesmos.

Em outras palavras, é uma opção voltada a pessoas com alguma experiência no segmento atendido!

 

Torne-se um influenciador digital

Essa é uma opção que ainda atrai a atenção de muitas pessoas, dentro e fora do Instagram. Tornar-se um influenciador digital significa conquistar legiões de seguidores e, como o nome sugere, ter influência em padrões de consumo e até comportamento.

Mas, para isso, é preciso produzir conteúdo de alta qualidade, gerar níveis extremos de conexão com a audiência e construir estratégias poderosas.

Isso envolve a criação de vídeos e de posts frequentes no Reels e no Stories.

Tudo isso pode surgir de forma muito natural, caso você consiga gerar empatia e conexão com seus seguidores, além de produzir um conteúdo realmente bom e diferenciado.

Mas, para fazer acontecer, é preciso muito trabalho e dedicação, além da ajuda da sorte e dos algoritmos da rede social.

 

Venda fotos!

A venda de fotos é muito vantajosa para quem deseja monetizar o Instagram e pode acontecer em diversos formatos, para diferentes públicos.

Fotógrafos profissionais têm a oportunidade de ouro para mostrar o seu trabalho através do feed, vendendo pacotes de fotos ou até serviços direto pelo Instagram.

E quem trabalha com fotos e coisas que envolvem imagens (venda de bolos serve também, acredite), pode utilizar vídeos e carrosséis que mostrem fotos e como é feito seu trabalho.

Leitura complementar: Como fazer vídeos com fotos. 

Trabalhe com posts patrocinados

Os posts patrocinados são uma excelente maneira de monetizar o Instagram. Trata-se de um ou mais conteúdos selecionados pelo próprio autor ou gestor da conta, a fim de impulsioná-los como anúncios.

Essas publicações serão veiculadas como publicidade paga enquanto os usuários definidos como público-alvo usam o Instagram.

É uma forma excelente de colaborar com outras campanhas patrocinadas ou de impactar sua audiência de forma direta, pelo feed.

 

Vale a pena criar uma loja online no Instagram?

Sim, vale. A criação de lojas online no Instagram é uma maneira bem fácil e rápida de monetizar a rede social.

Você pode inserir fotos dos produtos e vendê-los diretamente da plataforma, ou direcionar seus seguidores ao seu site, por onde eles concretizam a venda. Seja qual for a sua preferência, é uma excelente opção.

 

Como criar anúncios no Instagram?

Criar anúncios no Instagram é algo bem simples de fazer. Você apenas precisa entender muito bem quem é o seu público-alvo e as principais características do produto ou serviço que você deseja anunciar.

É possível escolher entre fotos, carrosséis e vídeos, que são publicações patrocinadas para o feed, ou Stories e coleções. Você poderá fazer isso dentro do próprio app, configurando sua conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

Essa é a etapa mais complexa do processo e requer que você associe suas contas do Facebook e Instagram ao gerenciador.

Feito isso, você poderá escolher o objetivo que melhor se encaixa na sua proposta de anúncio:

  • Alcance
  • Tráfego
  • Visualizações
  • Envolvimento
  • Conversões
  • Entre outros.

É aí que entram os conhecimentos técnicos sobre sua audiência. Você precisará segmentar o anúncio, a fim de mostrá-lo às pessoas certas.

Será necessário ter conduzido um estudo de mercado para entender melhor o seu consumidor.

Após isso, basta escolher se o anúncio será veiculado apenas no Instagram ou também no Facebook, determinar o orçamento e partir para a criação dos anúncios.

 

Como criar anúncios em vídeo para Instagram e suas redes sociais?

Agora vamos explicar uma possibilidade fácil para criar seus anúncios em vídeo, com uma ferramenta fácil de usar.

InVideo foi especialmente desenvolvido para criar vídeos e anúncios com templates prontos. Ou seja, o profissional de marketing ou de social media deve apenas entrar na plataforma, e criar seus vídeos em poucos minutos!

O próprio programa já conta com inúmeras opções para editar um vídeo que estará praticamente pronto.

 

Com certeza, é uma coisa maravilhosa na vida de quem trabalha com isso, pois facilita muito no dia a dia na hora de criar vídeos para sua página social e/ou corporativa.

 

E finalmente, chegamos a nossa pergunta final:

 

Quantos seguidores preciso ter para monetizar o Instagram?

Monetizar o Instagram não requer, necessariamente, um grande número de seguidores. Contudo, isso irá impactar, de forma direta, a maneira que você escolheu para gerar receita com a rede social.

Um perfil com poucos seguidores deverá apostar nos anúncios criados dentro da plataforma e, com o tempo, explorar outros caminhos.

O que posso fazer para aumentar meus ganhos no Instagram?

Conforme os resultados vão chegando, você poderá analisar a oportunidade de monetizar o Instagram em outras frentes.

Se já trabalha com anúncios, poderá criar uma loja online ou criar um programa de afiliados, dependendo do número de seguidores do perfil. É preciso ter um bom engajamento também, pois assim suas publicações não pagas terão maior visibilidade e relevância.

Outra possibilidade é uma estratégia de social media que você utiliza diversas redes sociais, compartilhando e (re)publicando conteúdo entre elas – tanto material em vídeo quanto fotos, etc.

O Instagram pode, então, funcionar como ferramenta auxiliar para suas vendas, ou como fonte primária. Vai depender de você e do seu business.

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp