As redes sociais se tornaram os principais canais dentro do marketing. Elas servem tanto para marcas que querem conquistar mais clientes quanto para artistas e produtores de conteúdo que pensam em monetizar sua página.
Segundo pesquisas, o Facebook e o Youtube são as redes sociais mais populares mundialmente, mas o Instagram não passa longe: são 65 milhões de usuários ativos todos os dias.
Como você já deve saber, o Instagram tem um forte apelo visual. Ele é perfeito para marcas e profissionais que precisam focar em fotografia e arte.
Mas com tanta concorrência nesse canal, como crescer verdadeiramente no Instagram? Existem milhares de táticas e estratégias digitais que prometem ajudar principiantes, mas são poucas as pessoas que realmente conseguem algum resultado.
Com isso em mente, eu resolvi fazer uma lista com as estratégias que mais geram retorno dentro dessa rede social.
Mas antes de qualquer coisa, vamos ver primeiro as estratégias que você NÃO DEVE fazer.
3 estratégias no Instagram que só prejudicam o seu engajamento
É importante entender que de nada adianta ter 10.000 seguidores se só 1% deles se engaja com seu conteúdo. Os algoritmos do Instagram levam muito mais em conta o engajamento de um perfil na hora de ampliar seu alcance do que o número de seguidores.
O que isso significa? Significa que se sua foto tiver um grande número de likes e comentários nas primeiras 2 horas, o Instagram vai priorizar o seu post, mostrando-o para mais pessoas. É dessa maneira que ele entende que os seus seguidores estão gostando do seu conteúdo e que; portanto, sua página é relevante.
Ao compreendermos isso, podemos perceber que existem certas estratégias para ganhar seguidores que podem prejudicar o seu engajamento, tornando sua página irrelevante.
Então, vamos ver rapidinho algumas estratégias você NÃO DEVE fazer.
1. Não compre seguidores
Comprar seguidores é uma das piores táticas para crescer no Instagram. As consequências desse tipo de estratégia são graves: o Instagram pode punir o seu perfil, tirando-o do ar. E mesmo que você o consiga de volta, seu alcance não será mais o mesmo e seu engajamento vai apenas cair.
Sem falar que essa prática é super antiética, afinal você está enganando sua audiência real.
2. Não use grupos de interação e follow4follow
Eu já disse e repito: grupos de interação são grupos de aparências.
Muitas blogueiras entram em grupos de Whatsapp com o único objetivo de realizar trocas de interações e de follow4follow. Essa prática também não é recomendada, já que essas interações não duram muito tempo.
Afinal, aquela pessoa que te seguiu em um grupo de interação talvez nem volte a interagir com sua página porque ela não tem um real interesse no seu conteúdo. Assim, você estará acumulando seguidores que não trarão resultados verdadeiros pra você.
3. Não poste qualquer coisa só por postar
É verdade que postar no Instagram com frequência é um fator que ajuda no crescimento orgânico. No entanto, é preciso focar na qualidade do conteúdo.
O que quero dizer é: a qualidade é mais importante que a quantidade. É mais válido ter um feed visualmente atraente, atualizado duas vezes por semana, do que um feed todo bagunçado com imagens de baixa qualidade, atualizado todos os dias.
É claro que, para crescer no Instagram, o ideal é ter o melhor dos dois mundos: qualidade e quantidade. Mas se você tiver que escolher entre um desses aspectos, fique com o primeiro.
TOP 10 estratégias matadoras para crescer no Instagram
Agora que você já sabe o que NÃO FAZER, é hora de entender o que você DEVE FAZER para aumentar seu engajamento e sua comunidade de fãs. Vamos ver abaixo as TOP 10 estratégias para crescer a sua página no Insta.
1. Crie conteúdos virais e úteis
Antes de tudo, para que as próximas estratégias funcionem, você precisa criar um conteúdo de qualidade que tenha potencial para viralizar. Teste todas as táticas do mundo que quiser, mas elas nunca funcionarão se o seu conteúdo for pobre.
Mas como criar conteúdo viral? Existem duas características básicas que compõe esse tipo de conteúdo:
- Gerar valor para as pessoas através de conteúdo altamente compartilhável;
- Gerar valor para as pessoas através de conteúdo útil e inédito.
Conteúdo altamente compartilhável
Com certeza, você já deve ter visto muita gente compartilhando conteúdo de outras páginas nos Stories, não é? E provavelmente ele tinha alguma mensagem relevante ou era interativo. Isso é o que caracteriza um conteúdo compartilhável.
Exemplos para o feed: memes e frases.
Exemplos para os Stories: templates de desafios.

Note que o template acima do Instagram @Juh.mewkitty pede para que a pessoa que vai preencher o desafio marque amigos para fazerem o mesmo. Essa é uma ótima tática para viralizar conteúdos.
Conteúdo útil e inédito

Um conteúdo útil é aquele que gera valor para os usuários através de algum conhecimento ou auxílio. E ele deve ser inédito, é claro, já que coisas originais sempre chamam mais atenção.
Um preset do Lightroom é um ótimo exemplo de conteúdo útil que fotógrafos ou blogueiras profissionais podem disponibilizar em suas páginas.
Esse post aqui do blog também é um exemplo de conteúdo útil e gratuito onde eu entrego um freebie para escritores iniciantes: Como escrever personagens complexos + ficha de personagens gratuita!
Outros exemplos: tutoriais, guias, ebooks, conteúdo educativo e stickers para Stories.
2. Use hashtags do jeito certo
Sim, as hashtags vão te ajudar muito a crescer no Instagram. Entretanto, existe um jeito certo de usá-las. A maior parte das pessoas usa do jeito errado.
O objetivo das hashtags é tornar um post visível na aba Explorar do Instagram. Assim, quando um usuário pesquisa a hashtag #marketingdigital, ele verá diversos posts que utilizaram esse mesmo termo.
Contudo, vamos ser lógicos: quando uma hashtag é genérica, ela normalmente possui muita concorrência. Isso significa que, se você usar o termo #marketingdigital, o seu post terá poucas chances de aparecer no topo da aba Explorar.
Portanto, a estratégia de hashtag mais eficiente para crescer no Instagram é usar termos que tenham relação com o seu nicho, mas sejam mais específicos. Se você usar a hashtag #experienciadoconsumidor, por exemplo, verá que a concorrência será muito menor.
Existem algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a achar hashtags adequadas para o seu negócio, como a Display Purpose.
3. Siga clientes e fãs em potencial
Sabe aquela estratégia de seguir manualmente potenciais clientes e usuários interessados?
Ela ainda é válida, mas apenas se você souber seguir as pessoas certas. Para fazer isso com eficiência, existem duas maneiras:
- Vá até o perfil do seu concorrente. Comece a seguir seus seguidores mais recentes e os usuários que curtiram suas últimas fotos;
- Pesquise uma hashtag dentro do seu nicho e comece a seguir as pessoas que usaram essa hashtag.
O único problema é que essa estratégia acaba se tornando cansativa para a maior parte dos produtores de conteúdo. Por isso, é legal unir outras táticas além dessa, o que nos leva a…
4. Divulgue seu Instagram no Pinterest

O Pinterest é um gerador de tráfego incrível não somente para blogs e ecommerces, mas também para páginas no Instagram. Quanto mais pessoas “repinarem” os seus pins, mais alcance suas fotos e vídeos terão; e portanto, mais chances de alguém clicar no seu perfil e te seguir.
Mas não basta somente criar os seus próprios pins: você deve compartilhar os pins de outras pessoas para que o seu perfil seja visto como ativo pelo Pinterest.
E, é claro, é importante otimizar os seus pins para SEO. Em breve, escreverei um artigo com mais detalhes sobre como usar o Pinterest para crescer no Instagram!
5. Tenha seus próprios filtros AR
Depois do lançamento do Snapchat, o Instagram se inspirou nele e criou seus próprios filtros customizados para os Stories. E ele ainda adicionou uma função ainda melhor: a possibilidade de qualquer pessoa criar seus próprios filtros.
A grande vantagem dos filtros é que eles são um tipo de conteúdo altamente viral. Quando você usa um filtro nos Stories, muita gente acaba “roubando” ele para usar também, né?

E quando descobrimos um filtro muito legal, é normal conferirmos o perfil do criador. Afinal, é sempre bom seguir páginas que produzem filtros bacaninhas pra gente usar.
Para fazer o seu próprio filtro, você pode baixar o programa Spark AR ou pagar um designer de filtros para fazer pra você.
6. Faça parcerias

As parcerias são muito importantes para o crescimento do seu Instagram. Contudo, elas só funcionam se você fechar contrato com influenciadores e artistas que sejam do mesmo nicho que você ou de um nicho parecido.
Vamos ver os tipos de parcerias que você pode fazer no Instagram…
Se você é blogueira:
- Menção nos Stories;
- Menção no feed;
- Vídeo no IGTV em conjunto com vários digital creators.
Se você é uma marca/empresa:
- Divulgação da marca nos Stories ou no feed com parceria paga em cash;
- Divulgação da marca nos Stories ou feed com parceria paga com um produto gratuito.
Existem inúmeros tipos de formatos de divulgação que você pode fazer, dentre eles foto, vídeo, demonstração do produto, etc. E se você é uma marca iniciante com pouca verba, há a possibilidade de pagar o influencer enviando para ele um de seus produtos de graça. Muitos microinfluencers aceitam parcerias assim.
7. Use o IGTV e o Instagram Reels

O Instagram Reels é a nova sensação do momento. Já o IGTV não é tão recente, mas mesmo assim, ambas as funcionalidades prometem trazer mais engajamento e alcance para produtores de conteúdo que os usarem.
Então, essa é a sacada: toda a vez que o Instagram lançar uma novidade, use. A rede social sempre vai destacar e priorizar aqueles usuários que estiverem aproveitando as suas novas funcionalidades.
E o Reels, por exemplo, pode te ajudar muito a crescer no Instagram, já que você concorre à chance de aparecer nos destaques do Reels da aba Explorar.
8. Anuncie

A oitava dica que eu vou te dar envolve alcance pago. E você deve estar pensando: ah, não. Eu não quero desperdiçar meu dinheiro com isso.
Mas acredite: é possível sim criar uma campanha no Instagram Ads gastando muito pouco. E o mais incrível do Ads é que você pode segmentar seu público detalhadamente, o que vai gerar resultados mais surpreendentes ainda.
Além disso, você ganhará seguidores mais rápido do que nunca.
9. Interaja com seu público
Interagir com os usuários não é somente responder a comentários e mensagens, mas também ir até novos públicos que ainda não te seguem e comentar em suas fotos.
Mas atenção: não vale comentar aquelas frases genéricas tipo “Lindo!” e “Amei!”. Procure agregar valor no seu comentário, respondendo dúvidas ou citando alguma curiosidade que faça sentido no contexto.
E além disso, vale também interagir pelos Stories. Usar as caixas de perguntas, fazer enquetes e criar desafios é o jeito perfeito para desenvolver um relacionamento profundo com sua audiência.
10. Analise seus resultados

A última dica e uma das mais valiosas é a análise de resultados. No Instagram Business, é possível usar o Analytics para verificar as atividades do seu perfil, seu crescimento orgânico, os posts com mais alcance e em quais dias e horários os seus seguidores estão mais ativos.
Tudo isso é essencial para que você entenda quais conteúdos funcionam melhor, quais estratégias você deve modificar e quando você deve postar.
E agora, partiu impulsionar o seu negócio?
Crescer no Instagram não é fácil, ainda mais com tantos conteúdos criativos e de alta qualidade ganhando notoriedade por aí. Mas uma coisa é certa: ninguém consegue crescer sozinho.
Empreender é uma tarefa difícil que exige dedicação e conhecimento, e acima de tudo, a ajuda de parceiros e fãs. É por isso que conquistar o público é a maneira mais eficiente de crescer, afinal eles são seus grandes aliados. São eles que vão te ajudar a viralizar o seu conteúdo.
Por isso, lembre-se: a produção de conteúdo relevante e o relacionamento com seu público são de suma importância dentro dessas 10 estratégias digitais.
Ei! Você precisa comprar uma conta no instagram ou em outra plataforma como tiktok, youyube, twitter e outras, da uma olhada na nossa loja.
O Mercado de Contas e um site estilo E-ccomerce Voltado para venda de contas de todo tipo! Nosso site visa passar segurança para quem compra agindo como intermediador de toda a transação. Tá esperando o que ? corre logo na nossa loja e da uma conferida.