Se você chegou até aqui é porque deseja entender o que é Instagram, certo? Realmente, conhecer a plataforma tem se tornado fundamental nos últimos anos,

Um estudo realizado pela Socialbakers, mostrou que o Instagram é a rede social líder em termos de audiência global. E uma pesquisa feita pelo Sproutsocial revelou que 90% dos usuários seguem a conta de uma loja ou de uma marca na plataforma.

Esses dados evidenciam que as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos empreendedores justamente pelo poder de alcance e tudo o que pode ser feito por meio disso.

Sendo assim, é necessário entender o que é Instagram e como usar todas as funcionalidades da rede para gerar um negócio de sucesso.

O que é Instagram e para que serve?

Instagram é uma rede social visual, criativa e interativa. Possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos de curta duração diretamente do aplicativo de celular. Nele, também é possível seguir usuários, curtir, comentar e compartilhar as publicações.

Todas as publicações realizadas no aplicativo são mostradas por meio do feed e você pode visualizar as postagens das contas que segue. Também é possível descobrir novos conteúdos de contas que você ainda não segue, isso é feito por meio do menu “Explorar” que traz perfis relacionados aos que você curte.

A rede oferece diversas outras funcionalidades, como: boomerang, live, stories, IGTV. Vamos explicar sobre cada uma delas no decorrer deste artigo.

Além disso, o Instagram pode ser utilizado para empresas como uma ferramenta capaz de promover sua marca e seus produtos por meio de todas as funcionalidades disponíveis!

História do Instagram

O Instagram foi fundado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom.

O Mike estudou Engenharia de Software na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) e em encontros da Universidade ele conheceu o seu futuro sócio: Kevin, também apaixonado por computação. E, juntos, começaram o desenvolvimento do aplicativo.

A funcionalidade que destacou o Instagram, a princípio, foram os filtros. Essa ideia surgiu quando os co-fundadores perceberam que as pessoas reclamavam muito sobre a qualidade das fotos tiradas pelos celulares da época.

Então, o recurso foi criado para que os usuários pudessem postar as fotos “disfarçando” a má qualidade e ainda dando um toque artístico às publicações.

Nesta fase, o aplicativo servia apenas para o compartilhamento de fotos e a sua descrição era “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”. Esse foi o primeiro layout da rede social:

Imagem mostrando o primeiro layout do Instagram para explicarmos o que é Instagram

Logo que foi lançado, um total de 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Em apenas um mês, o número de usuários saltou para 1 milhão.

A versão para Android foi lançada apenas em três de abril de 2012. E seis dias depois, saiu o anúncio oficial: o Instagram foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.

Depois disso, a rede social teve diversas funcionalidades acrescentadas e começou a se parecer mais com o modelo que temos atualmente, focando sempre em melhorar a experiência do usuário.

Mark Zuckerberg — o criador do Facebook — investiu em novas atualizações, como: publicação de vídeos, boomerang e o Stories.

Aos poucos, o aplicativo foi sendo transformado e foi implementado o modelo de negócios do Facebook, até que se tornou rentável. Com isso, se transformou em uma plataforma de negócios para empresas com muitas funcionalidades capazes de alavancar as marcas.

Curiosidades

Separamos aqui algumas curiosidades sobre a rede social. Acreditem ou não, mas a foto mais curtida do Instagram é de um ovo. Se essa informação chamou a sua atenção, continue a leitura, garantimos que tem muita coisa legal! Olha só:

  • O nome Instagram vem de Instant Camera, que significa câmera instantânea e telegram, ou seja, telegrama;
  • Kevin Systrom fez um ano de intercâmbio na Itália para estudar fotografia;
  • A primeira foto da história do Instagram é do seu co-fundador, Kevin Systrom. Foi postada em 16 de julho de 2010, no México e o click é de um cachorrinho. Acho que foi aí que começou a moda de postar fotos dos pets, né?;

Imagem mostrando a primeira foto postada para explicarmos o que é Instagram

  • O Brasil é o terceiro maior mercado da plataforma, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. O país conta em média com 69 milhões de usuários, praticamente o dobro do que tinha em 2017;
  • foto mais curtida do Instagram é do perfil Egg Gang (@word_record_egg). A publicação quebrou o recorde de curtidas no Instagram com a foto de um ovo. A conta foi criada para tirar este título da socialite Kylie Jenner (estava no primeiro lugar desde 2018). O ovo conseguiu mais de 55,3 milhões de curtidas até agosto de 2021;

Imagem mostrando a foto mais curtida da rede social para explicarmos o que é Instagram

  • A conta mais seguida do Instagram é a do próprio @instagram com 443 milhões de seguidores. Legal, né?;
  • Os locais mais marcados no Instagram são os Parques da Disney e da Universal Studios. Logo depois, a Times Square e o Central Park, ambos em Nova York. Seguidos por Paris, mais especificamente pela Torre Eiffel e o Museu do Louvre.

    Primeiros passos: como o Instagram funciona?

    Agora que você já sabe o que é Instagram, chegou o momento de entender como usar o Instagram e como ele funciona. Separamos os passos iniciais para começar a bombar na rede!

    💡 Saiba mais: Como bombar o Instagram da sua marca

    Como criar uma conta no Instagram para a sua empresa?

    Se você ainda não faz parte da rede mais famosa de compartilhamento de fotos do mundo, chegou a hora de seguir o passo a passo e criar uma conta. Segue o fio:

    • O primeiro passo é baixar o aplicativo do Instagram em seu smartphone, versão para iOS ou Android e escolher entre continuar com a sua conta do Facebook, cadastrar-se com um e-mail ou telefone;

    Imagem mostrando primeiro passo para criar uma conta para entendermos o que é Instagram

    • Feito isso, você precisará escolher o nome do seu perfil lembrando de ser simples e objetivo para facilitar a busca de outros usuários pela sua conta;
    • Depois, é necessário escolher a imagem de perfil (nas medidas 180 x 180 px), baseando-se sempre na identidade visual da sua empresa.

    Lembrando que você também pode excluir a conta no Instagram a qualquer momento. Basta fazer login, selecionar o motivo da exclusão e confirmar inserindo a senha do seu perfil.

    O que é bio no Instagram?

    bio no Instagram é o primeiro contato das pessoas com a sua marca. Nela, é importante inserir informações diretas e concisas que definam o seu propósito.

    Imagem mostrando a bio do perfil da Nuvemshop para entendermos o que é Instagram

    Além disso, tem como objetivo facilitar o comunicação entre seus seguidores e a sua empresa, então não esqueça de inserir os links importantes, como o da sua loja virtual.

    Como dica, sugerimos que utilize o gerador de links gratuito da Nuvemshop. Com ele, é possível reunir todas as URLs importantes para o seu negócio e poder gerar tráfego para todos estes links.

    Como conquistar seguidores?

    Ao criar uma conta no Instagram o ideal é conquistar um número cada vez maior de seguidores para dar visibilidade à sua loja e aos seus produtos.

    O recomendado aqui é fazer o seu perfil crescer de forma saudável e contínua. Isso porque, na vontade de crescer rapidamente, existe o perigo de comprar seguidores, o que é totalmente prejudicial, uma vez que eles não vão estar interessados em sua marca e nem em interagir com as suas postagens.

    💡 Saiba mais: Como conquistar mais seguidores no Instagram

    O que é conta verificada no Instagram?

    Você já deve ter se perguntado o que é ser verificado no Instagram, certo? Bom, esse recurso foi liberado pela rede social em 2018 e tem como objetivo mostrar que a conta é autêntica, ou seja, serve para validar que o perfil é oficial.

    Imagem mostrando uma conta verificada para entendermos o que é Instagram

    Para conseguir que a sua conta seja verificada no Instagram existem alguns requisitos:

    • Autenticidade: deve representar uma pessoa real, ou seja, nada de verificação em perfil fake;
    • Integralidade: tem que ser completa, ter descrição da bio, foto de perfil e publicações;
    • Exclusividade: precisa ser a única conta oficial daquela empresa ou pessoa na rede;
    • Notabilidade: imprescindível que seja relevante, conhecida e que tenha seguidores (o Instagram não especifica quantos seguidores são necessários).

    Funcionalidades do Instagram

    Para se destacar na rede social, é fundamental conhecer as suas ferramentas. Dessa forma, fica mais fácil usá-las da maneira correta e garantir visibilidade à sua marca. Pensando nisso, separamos as principais funcionalidades. Confira:

    Curtidas

    O famoso “curtir” também está presente no Instagram. Por meio dele, é possível demonstrar o quanto os seus seguidores gostaram de uma publicação.

    Essa é uma ótima métrica para saber o desempenho da sua conta, uma vez que permite entender o nível de satisfação das pessoas com o conteúdo que está sendo publicado.

    O botão curtir tem o formato de coração e fica abaixo das publicações de fotos:

    Imagem mostrando o botão de curtir para entendermos o que é Instagram

    Já nos reels encontramos a opção de curtir ao lado direito dos vídeos:

    Imagem mostrando o botão de curtir no Reels para entendermos o que é Instagram

    Seguidores

    Como em diversas outras redes sociais, no Instagram você decide o que quer ver no seu feed de notícias por meio das contas que escolher seguir.

    Então, as publicações de todas as contas seguidas por você vão aparecer na sua linha do tempo quando acessar o aplicativo do Instagram:

    Imagem mostrando o feed para entendermos o que é Instagram

    💡 Saiba mais: Quantas pessoas posso seguir por dia no Instagram

    Filtros e edições

    Os filtros e as edições foram as funcionalidades que fizeram o Instagram bombar e seguem fazendo muito sucesso até hoje.

    Por meio dessa aplicação é possível melhorar o visual das fotos e vídeos postados. Atualmente, os filtros fazem muito sucesso no Instagram Stories, isso porque, agora, os usuários podem criar seus próprios efeitos. Tem muita coisa divertida e vale a pena utilizar nas publicações da sua loja!

    Além disso, você também pode realizar publicações em formato de carrossel (ou Instagram álbuns) na rede social, ou seja, uma publicação interativa que aparece sequencialmente sendo possível inserir até 10 fotos ou vídeos. Lembrando que você pode postar no Instagram pelo pc ou celular.

    💡 Saiba mais: Como editar fotos no Instagram

    Reels

    O Instagram Reels (ou Cenas Instagram) chegou para bater de frente com o queridinho dos jovens, o TikTok.

    A ferramenta permite que os usuários gravem vídeos com o mesmo formato dos Stories e também carreguem gravações armazenadas na galeria do celular. É possível alterar a velocidade de reprodução, aplicar filtros e incluir músicas de fundo.

    Além disso, os Instagram Reels criados por você ficam salvos em um menu específico no seu perfil:

    Imagem mostrando onde visualizar os Reels para entendermos o que é Instagram

    Geolocalização

    O Instagram permite que os usuários adicionem o local em que as fotos foram tiradas. Como tudo tem um objetivo, o dessa ferramenta é proporcionar a possibilidade de trabalhar com o geomarketing.

    Ou seja, a foto postada do produto ou serviço pode ser mais facilmente encontrada por quem está perto dele, já que é possível realizar pesquisas por locais. Também é uma forma de otimizar o direcionamento das campanhas realizadas.

    A localização aparece acima da publicação:

    Imagem mostrando a geolocalização em uma postagem para entendermos o que é Instagram

    Marcações

    É possível marcar outros usuários em suas publicações e também ter a sua conta marcada. Os conteúdos que marcarem a sua conta aparecem no seu perfil em uma aba específica:

    Imagem mostrando onde localizar as publicações com marcações para entendermos o que é Instagram

    Se optar por realizar parcerias com influenciadores digitais essa é uma ótima ferramenta, uma vez que a tendência de aumentar o engajamento com a sua marca ao postar uma publicidade é muito grande.

    Explorar

    aba explorar mostra publicações de contas que você não segue, mas que são baseadas nas suas preferências.

    Essa é uma ótima oportunidade de conhecer contas novas e também descobrir novos interesses. Para acessar é só clicar na lupa:

    Instagram Direct

    Também conhecido como Instagram DM (direct message, em português, mensagem direta) ou inbox do Instagram, este recurso permite enviar e receber mensagens e fotos privadas para os usuários.

    A mensagem direta do Instagram pode ser utilizada para conversar com seus clientes e receber pedidos, ou seja, é uma ótima forma de gerar vendas.

    Stories

    Stories do Instagram foi lançado em 2016 com um formato muito semelhante ao Snapchat. As publicações feitas nos Stories ficam disponíveis por 24 horas em uma barra específica e podem ser personalizadas com links, stickers, emojis e filtros.

    IGTV

    O IGTV foi lançado em 2018 e por meio dele é possível postar vídeos de até 1 hora. A ideia dessa ferramenta é que os usuários possam postar vídeos longos também no Instagram e não sintam necessidade de migrar para o YouTube, por exemplo.

    Close Friends

    Close Friends, em português, melhores amigos, possibilita a criação de uma lista de seguidores que poderão visualizar conteúdos exclusivos que você posta nos Stories.

    Ou seja, o objetivo é que os posts selecionados fiquem disponíveis apenas para estes seguidores.

    Na lista de amigos próximos é possível compartilhar novidades da sua loja em primeira mão apenas para seguidores exclusivos. É uma ótima maneira de fidelizar clientes e gerar vendas.

    Hashtags

    As hashtags, muito famosas no Twitter, são palavras ou frases escritas com o símbolo “#” na frente, por exemplo, #Nuvemshop. São usadas nas publicações:

    Imagem mostrando o uso de hashtags em uma postagem para entendermos o que é Instagram

    A hashtag mais famosa do Instagram é a #tbt que retrata a gíria popular throwback thursday, em português, podemos entender como quinta-feira da nostalgia ou até o retorno da quinta-feira.

    Os usuários postam, às quintas, diversos conteúdos com essa hashtag trazendo de volta momentos do passado.

    Além disso, as hashtags são clicáveis, ou seja, sempre que encontrar uma ao navegar pelo Instagram, basta clicar nela que todo o conteúdo postado utilizando-a será mostrado.

    Ah! Lembre-se de não utilizar hashtags proibidas pelo Instagram, ou seja, palavras que ferem diretrizes sociais para que seu perfil não sofra bloqueio, o temido shadowban do Instagram.

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    Como fazer anúncios pagos no Instagram?

    Claro que é possível crescer organicamente na plataforma, mas investir em anúncios pagos pode ajudar a alavancar o sucesso do seu negócio.

    Para isso, a rede social conta com o Instagram Ads. Por meio dele, os anúncios podem ser feitos no feed ou nos Stories e o orçamento pode ser configurado de acordo com sua preferência.

    Antes de criar um anúncio é importante escolher o objetivo, os principais são:

    • Reconhecimento da marca: totalmente focado em atingir o seu público-alvo aumentando o alcance do seu negócio;
    • Consideração: despertar o interesse dos usuários pelos seus produtos ou serviços;
    • Conversão: usado para gerar vendas e aumentar o tráfego da sua loja virtual.

    É importante lembrar que para anunciar no Instagram Ads é necessário ter um perfil comercial e uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook.

    8 passos para vender pelo Instagram

    Se você tem uma loja, com certeza, deseja saber como vender pelo Instagram, certo? Isso porque provavelmente o seu público-alvo faz uso das redes sociais e, principalmente, do Instagram. Separamos aqui dicas para conseguir vender pela rede:

    1. Tenha um perfil comercial

    Para vender no Instagram, a plataforma criou, em 2016, o Instagram Comercial. Foi feito para atender às necessidades dos empreendedores.

    O perfil profissional apresenta recursos extras, como acesso a métricas de engajamento e campanhas pagas.

    2. Utilize o Instagram Shopping

    Em 2018 foi lançada uma das maiores novidades para e-commerces que utilizam a rede: a funcionalidade do Instagram Shopping.

    Ela permite a inclusão de etiquetas com os nomes e preços dos produtos em publicações que podem ser feitas no feed e nos Stories.

    3. Publique nos melhores dias e horários

    Publicar nos melhores dias e horários é fundamental para conseguir engajamento. De modo geral, os melhores horários para postar no Instagram são 11h da quarta-feira e entre 10h e 11h da sexta-feira.

    Entretanto, é necessário observar o comportamento do seu público e verificar se bate com essas informações. Lembre-se de utilizar o Instagram Insights para sondar seus seguidores.

    4. Programe post no Instagram

    É possível programar post no Instagram, o que pode ajudar bastante a sua rotina como empreendedor, certo? Uma vez que na correria do dia a dia você pode não lembrar de realizar a publicação dos conteúdos.

    Para realizar esse processo é necessário usar o Estúdio de Criação do Facebook, que é gratuito. Também é oferecido realizar as programações por meio de ferramentas de automação.

    5. Interaja com o seu público

    Sabendo que as redes sociais foram criadas para conectar pessoas e estreitar laços é fundamental que, ao ter uma marca, você interaja com seus seguidores respondendo perguntas, comentários e analisando sugestões.

    Com certeza você também é um consumidor e sabe a importância de ser ouvido pela marca que admira.

    Esse tipo de interação gera uma relação de confiança e é capaz de fidelizar e ainda aumentar a satisfação do cliente.

    Aqui vale investir em postagens que incentivam a interação, como utilizar com sabedoria as funcionalidades dos Stories, inserir caixas de perguntas e o que mais desejar.

    6. Invista em storytelling

    Antes de tudo, é necessário saber que storytelling significa “contar histórias”. Trata-se de compartilhar a jornada do seu negócio com o público.

    storytelling no Instagram pode ser utilizado para contar a história dos seus produtos, da sua marca de modo a engajar e encantar o público. Afinal, quem não adora uma boa história, não é mesmo?

    É importante lembrar e fazer uso dos recursos disponíveis na plataforma, captar imagens, inserir músicas de fundo e tornar o conteúdo único.

    7. Faça publicações profissionais

    Sabemos que nem todas as marcas têm acesso às câmeras de última geração e equipamentos diversos para tirar fotos dos produtos e construir a identidade visual.

    Então, para conseguir ter um perfil profissional é possível utilizar diversas ferramentas de edição de fotos, garantindo assim um feed harmonioso.

    Atente-se também a cumprir os tamanhos recomendados para os conteúdos. Nos Stories 1080 x 1920 px e no feed 1080 x 1080 px.

    💡 Saiba mais: Ferramentas para Instagram: saiba como deixar sua marca mais profissional

    8. Use gerenciadores do Instagram

    Manter a organização é imprescindível para ter sucesso nas redes sociais e no caso do Instagram não é diferente.

    Além do próprio Estúdio de Criação que mencionamos acima, existem outras ferramentas que podem ser usadas para ajudar no seu dia a dia.

    No artigo ferramentas para organizar o Instagram, separamos 19 opções tanto pagas quanto para facilitar o gerenciamento da rede social.

    O que é Instagram Insights?

    Instagram Insights é uma ferramenta capaz de coletar e analisar os dados disponíveis nos perfis comerciais. Ela permite explorar os resultados da conta a fim de avaliar a performance tanto do perfil quanto das publicações.

    Assim, pode-se verificar o desempenho dos seus posts e saber qual tipo de conteúdo chama mais a atenção do seu público. Ajudando, dessa forma, a sua marca a atingir o sucesso.

    Entendeu tudo sobre o Instagram?

    Esperamos que tenha conseguido entender o que é o Instagram, como ele funciona e ainda como utilizar tantas funcionalidades a favor do seu negócio! Lembre-se de que investir tempo no estudo da plataforma é fundamental para ter sucesso.

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