Monetização no YouTube: Quando começou?
A plataforma YouTube foi criada em fevereiro de 2005, quando Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim registraram o domínio do seu acesso. Em 2006, o site já se destacou e chamou a atenção do Google — na época, a gigante da tecnologia tentava entrar nesse mercado e tinha um sistema bastante inferior, o Google Vídeos.
Com isso, os criadores aceitaram vender o YouTube para o Google. Porém, vale destacar que somente em 2007 a plataforma chegou ao Brasil com a devida tradução. Foi nessa época que a plataforma também começou a gerar receitas, permitindo aos colaboradores ganhar dinheiro com os seus conteúdos.
Nessa época, foi criado o primeiro programa de parcerias da plataforma — o Content ID. Ele pagava pelos direitos autorais e pelos anúncios que eram veiculados no vídeo. Porém, como o site passa por evoluções constantes, já foram desenvolvidas outras maneiras da monetização no YouTube.
São 7 diferentes possibilidades para obter renda a partir do seu canal. Mas antes de conhecê-las, vale a pena entender melhor sobre o pagamento do YouTube para youtubers e outros detalhes dessa plataforma, conforme você aprenderá nos próximos tópicos abaixo.
Você sabe como funciona o pagamento do YouTube para youtubers?
Para ganhar dinheiro produzindo conteúdo em formato de vídeos, pode ser um bom negócio se você souber criar um canal ativo, muito dinâmico e que desperte o interesse do seu público.
Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo para entender como é feito a monetização no youtube.
Monetização no YouTube: Quando o YouTube faz o pagamento?
Mesmo o youtube sendo uma plataforma gratuita, é possível que os criadores dos vídeos de grande relevância sejam remunerados com base no que se assiste ou se publica em seus próprios canais. Para ter direito ao pagamento do YouTube para youtubers, o dono do canal deve primeiro alcançar:
- 4 mil horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses;
- no mínimo mil inscritos.
Também é necessário estar em um país que permita a monetização, como no Brasil, e ter uma conta do Google AdSense. Só então, o produtor de conteúdo pode se cadastrar de forma gratuita no YouTube para buscar diferentes oportunidades de monetização.
Vale lembrar que os criadores de conteúdo também recebem suporte do YouTube via e-mail e chat para auxiliar na sua jornada, além do acesso ao Creator Academy. Ainda, eles ganham acesso ao Copyright Match Tool, que ajuda com a proteção do conteúdo em relação aos direitos autorais.
Monetização no YouTube: Quanto o YouTube paga?
Não tem um valor único e pré-determinado que o YouTube ADS paga para youtubers. Os ganhos dependem de uma série de fatores — como se o pagamento será por visualização ou por anúncios.
Também existem outras maneiras de ganhar dinheiro com a plataforma, o que também traz impactos no pagamento que será feito.
Monetização no YouTube: Como é a forma de pagamento pelas visualizações ?
Os valores são recebidos conforme a visualização e cliques nos anúncios veiculados e tempo que a publicidade é assistida.
Existe uma regra em que, a cada mil visualizações, o dono do canal recebe um valor que corresponde a US$ 0,60 e US$ 5,00 pagos em dólar. Porém, os valores podem variar com o tempo, conforme as políticas estabelecidas pela plataforma youtube.
Link para nosso canal no youtube : https://www.youtube.com/watch?v=FgYlDHeXKLM