Talvez você não saiba, mas existem muitas formas de você monetizar sua conta do Instagram.
Ainda que você não seja uma celebridade, é possível ganhar uma boa renda como influenciador ou criador.
Até o final de 2022, o Instagram projeta investir algo em torno de US$ 1 bilhão de dólares para recompensar e incentivar criadores de conteúdo a continuarem trabalhando.
Conhecer as principais formas de monetizar o seu Instagram permite que você esteja entre os pioneiros e, consequentemente, obtenha mais ganhos.
Então, se você atua como influenciador ou criador de conteúdo digital no Instagram, a seguir você encontrará as principais formas de monetizar sua conta do Instagram.
7 maneiras de monetizar sua conta do Instagram.
- Trabalhe com marcas.
- Junte-se a um programa de marketing de afiliados.
- Use selos em transmissões ao vivo.
- Ative anúncios em seus Reels do Instagram.
- Participe de Programas de Bônus.
- Ativar assinaturas do Instagram.
- Futuras possibilidades de monetização do Instagram.
O que é a monetização do Instagram?
Existem várias maneiras de monetizar o Instagram, incluindo parcerias com marcas, monetização de anúncios em vídeo ou experimentar o novo recurso de assinaturas do Instagram.
Mas antes, é importante que você entenda a diferença entre monetização e vendas.
Monetizar sua conta do Instagram não significa que você estará vendendo produtos para seu público.
Isso significa gerar renda através do conteúdo que você já está trabalhando em seu perfil.
A venda de produtos e serviços diretamente nas mídias sociais é conhecida como comércio social. Você pode até fazer isso, mas entenda que não é monetização nesse caso.
O Instagram é uma das principais plataformas para monetizar conteúdo.
Somente em 2021, o mercado global de influenciadores atingirá um recorde de US$ 13,8 bilhões, o dobro do que foi em 2019.
Seria errado pensar que todo esse dinheiro está concentrado nos famosos super-ricos.
Cerca de 47% dos influenciadores do Instagram têm de 5.000 a 20.000 seguidores, 26,8% têm de 20.000 a 100.000 seguidores e apenas 6,5% têm mais de 100.000 seguidores.
A empresa controladora do Facebook, Meta, está tentando atrair e incentivar criadores de conteúdo em sua plataforma de mídia social.
Não é difícil encontrar pessoas que ganham dinheiro através do Instagram e outros aplicativos. Saiba que ainda é possível entrar nesse mercado e ganhar dinheiro.
7 maneiras de monetizar sua conta do Instagram
No momento, há duas opções de monetizar sua conta do Instagram: a primeira é por meio de fontes patrocinadoras que estão fora do Facebook, a segunda é por meio dos próprios recursos do Facebook.
Veja a seguir sete maneiras de você monetizar seu conteúdo do Instagram e ganhar dinheiro como influenciador ou criador de conteúdo.
1 – Parcerias com marcas.
A parceria com marcas costuma ser o primeiro pensamento sobre como monetizar sua conta do Instagram. O método é simples, as marcas patrocinam suas divulgações.
Você pode ter visto uma postagem patrocinada no Instagram em que um influenciador publica uma foto de um anúncio de produto.
Com o recurso de conteúdo de marca, os anúncios em vários formatos de postagem do Instagram se tornam mais criativos e interessantes para os usuários.
Como você controla o conteúdo do Instagram, monetizar o Instagram por meio de marcas patrocinadas é uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro.
Você pode negociar com marcas e propor trabalhos estabelecendo seus critérios e convencendo-os com informações relevantes sobre seu público e conteúdo.
Requisitos de elegibilidade:
- O conteúdo do feed ou Story patrocinado por meio de pagamento ou produto gratuito deve usar o rótulo ” Parceria paga com”.
- É recomendável que conteúdo patrocinado tenha uma tag #ad #publi ou #patrocinada .
- Oficialmente não existe um limite mínimo de seguidores estabelecido, embora você provavelmente deverá possuir no mínimo 10 mil para começar. Muitos estão conseguindo fechar parcerias com marcas com menos, no entanto, esteja preparado para apresentar às marcas por que elas devem anunciar com você e o que você pode oferecer a elas.
2 – Programa de marketing de afiliados.
Com a disponibilização de links nos Stories e o lançamento do Programa de Afiliados do Instagram, as oportunidades de monetização de conteúdo aumentaram significativamente.
O marketing de afiliados é tão antigo quanto a internet.
Você compartilha um link rastreável para um produto, os clientes compram por meio do seu link e você ganha uma comissão sobre as vendas por indicação. Simples.
Os Stories do Instagram são ótimos para adicionar links de afiliados.
O Instagram permite isso, desde que você informe ao seu público que é um link de afiliado. Você também pode incluir links nas legendas.
O recurso de assinatura do Instagram ainda está em versão beta no início de 2022, mas a empresa anunciou que estará disponível para todos os criadores em breve.
Você receberá uma comissão com base no total de vendas que gerar para uma marca e poderá visualizar a taxa de comissão dela no aplicativo.
Os pagamentos de comissão serão encerrados após o término do período de devolução dos itens comprados. Para a maioria das marcas, é entre 30 e 90 dias.
Você poderá acompanhar seu desempenho na guia Insights.
Em cada publicação de afiliado, a informação “Qualificado para comissão” é incluída na parte superior.
O Instagram recomenda compartilhar mais detalhes sobre como você ganha para incentivar os seguidores a comprar nos seus links de afiliados como uma forma de apoiar você e o conteúdo.
Requisitos de elegibilidade
- Cumpra as diretrizes de conteúdo e as políticas de monetização do Instagram.
- Seja honesto com seu público quando estiver compartilhando um link de afiliado. Recomenda-se usar uma hashtag simples como #ad , ou dizer: “Eu ganho uma comissão pelas vendas feitas com este link” (Quando lançado, o Instagram Affiliate incluirá automaticamente um rótulo “Qualificado para comissão”).
Trabalhar com marcas e marketing de afiliados são duas maneiras de ganhar dinheiro usando sua conta do Instagram.
Agora, veja como você pode ganhar dinheiro diretamente com os recursos integrados do Instagram.
3 – Use selos em suas lives do Instagram.
Você pode monetizar seu Instagram com o recurso selos.
Funciona da seguinte forma: durante a transmissão da sua live, os espectadores podem comprar selos de você como uma forma de demonstração de apoio ou obter destaque durante a transmissão, dessa maneira você ganha dinheiro por cada selo adquirido.
Durante suas lives, você pode ativar o recurso e anunciar aos seus espectadores que é possível apoiá-lo por meio da compra desses selos.
Os visualizadores podem comprar vários selos durante a transmissão em valores de R$ 5,49(um coração), R$ 9,99 (dois corações) e R$ 25,99 (três corações).
Para usar selos, clique no seu perfil e vá para o Painel Profissional. Clique na guia Badges e ative o recurso.
Em seguida, você precisará configurar uma conta de pagamento por depósito direto via seu banco ou PayPal.
Requisitos de elegibilidade:
- Os selos ao vivo estão disponíveis para todos os criadores de conteúdo qualificados nos habilitados.
- Para se qualificar, você precisa seguir as Políticas de Monetização para Parceiros e as Diretrizes da Comunidade do Instagram, ter mais de 18 anos e contar com mais de 10 mil seguidores. Acesse o Painel profissional para verificar a sua qualificação.
- No momento, o acesso aos selos só está disponível para os criadores de conteúdo que receberam um convite e moram nos seguintes países: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Alemanha, Japão, Austrália, Turquia, Brasil e México. Acesse Configurações > Criador de conteúdo > Selos para verificar o status do seu convite.
4 – Ative anúncios em seus Reels do Instagram.
Até fevereiro de 2022, o Instagram oferecia anúncios em vídeo in-stream como método de monetização.
Agora, o Reels tornou-se o principal formato de vídeo no Instagram.
Por isso, a plataforma anunciou a descontinuação da monetização de anúncios de postagem em outros formatos de vídeo.
Ele está sendo substituído por um novo programa de compartilhamento de receita de anúncios para Reels em 2022.
Os Reels do Instagram são a principal forma de ganhar mais seguidores. Por essa razão, você deve se concentrar neles agora, mesmo antes do lançamento dessa nova opção de monetização.
Requisitos de elegibilidade:
- Atualmente em desenvolvimento pelo Instagram. Continue verificando os anúncios do Instagram ou siga a conta @creators.
- O mesmo que todas as postagens de vídeo do Instagram: use uma proporção de 9:16 e certifique-se de que nenhum texto importante seja oculto pelas sobreposições do aplicativo.
- Também é uma boa ideia verificar o guia de recomendações de conteúdo do Instagram para encontrar as melhores práticas. Um diferencial importante é criar conteúdo original para Reels ou, no mínimo, remover marcas d’água de outras plataformas se republicar.
5 – Programas de bônus.
O Instagram lançou o programa de bônus Reels Play. Esse programa concede bônus em dinheiro para vídeos Reels de acordo com o número de visualizações recebidas.
Quanto mais reproduções o vídeo receber, mais você pode ganhar.
Incialmente, o Instagram impulsiona o seu progresso, oferecendo mais ganhos por algumas das suas primeiras visualizações.
O criador poderá acompanhar o seu progresso no painel profissional.
Quando tiver ganhado pelo menos US$ 100, poderá transferir os fundos para a sua conta e continuar participando do programa.
No momento, o programa é apenas para criadores de conteúdo dos Estados Unidos convidados com menos de um milhão de seguidores.
6 – Ativar assinaturas do Instagram.
Outra novidade foi que em 2022 o Instagram anunciou o lançamento de assinaturas.
Com as assinaturas do Instagram, os criadores de conteúdo podem estreitar sua relação com seus seguidores mais engajados e aumentar sua receita mensal recorrente, dando aos assinantes acesso a conteúdo exclusivo e vantagens.
Disponível no Facebook desde 2020, as assinaturas do Instagram permitem que seus seguidores paguem uma mensalidade para incentivar seu trabalho e acessar conteúdos exclusivos diretamente no Instagram.
Os assinantes recebem um selo roxo especial assim que se inscrevem.
Os selos de assinantes aparecem nos comentários do feed ao lado do nome de usuário e das mensagens diretas, ajudando-os a se destacar.
Como benefício, o criador poderá se envolver mais estreitamente com seus assinantes criando conteúdos exclusivos como lives, bate-papos e Reels.
Com o selo roxo especial, os assinantes serão destacados quando comentarem ou interagirem com a postagem do criador.
7 – Futuras possibilidades de monetização do Instagram.
Há uma expectativa de que mais recursos de monetização do Instagram sejam disponibilizados futuramente, como mencionado pelo CEO do Instagram, Adam Mosseri.
O NFT é a mais nova novidade da plataforma. O Instagram estuda oferecer aos criadores recursos para conectarem suas carteiras de colecionáveis digitais a suas contas e compartilharem com seus seguidores.
Após o lançamento, as blockchains que serão suportadas são Ethereum e Polygon, com Flow e Solana em breve.
As carteiras de terceiros compatíveis para uso terão a Rainbow, MetaMask e Trust Wallet, com Coinbase Wallet, Dapper e Phantom em breve.
Segundo o Instagram, não haverá taxas associadas à postagem ou compartilhamento de NFTs no Instagram.
Conclusão
Como mostrado, existem várias maneiras de monetizar seu Instagram.
Embora a maioria dos recursos lançados esteja em versão beta nos EUA, ou esteja disponível por convite, ou tenha requisitos para um pequeno número de criadores, o caminho está aberto.
Na verdade, o Instagram está desenvolvendo maneiras de incentivar criadores de conteúdo e influenciadores a permanecerem ativos.
Portanto, mantenha-se ativo e aguarde, pois no futuro você pode ser o primeiro a acessar o recurso de monetização.