Aqui você encontra:
- O que é engajamento no Instagram?
- Qual a importância do engajamento no Instagram?
- 8 dicas para melhorar o engajamento no Instagram
- Tudo certo sobre o que é engajamento no Instagram?
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Engajamento no Instagram é uma maneira de medir a interação dos seguidores com uma página. Isso envolve a análise de curtidas, comentários, visualizações e ganho ou perda de seguidores. Essa é uma métrica fundamental para que as contas consigam entender seu crescimento na rede social.
Se você tem uma loja virtual, sabe a importância de ter um bom engajamento no Instagram. Isso porque as redes sociais são a força motriz para um negócio digital ter mais visibilidade. Nesse sentido, ter um bom número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos nas publicações é um indicativo de que o seu perfil está no caminho certo.
Para te ajudar a manter essa métrica sempre em alta e fazer com que o seu e-commerce tenha sucesso, separamos algumas dicas fáceis e que funcionam. Então, continue a leitura do artigo de hoje e aprenda tudo sobre engajamento no Instagram!
O que é engajamento no Instagram?
Engajamento no Instagram se refere às interações que o público tem com o seu perfil e/ou publicações. Basicamente, sempre que um usuário realiza uma ação na sua página você está recebendo engajamento.
No entanto, isso é mais profundo do que simplesmente observar seu número de seguidores. Na verdade, o engajamento no Instagram mede como seu público está interagindo com seu conteúdo em um âmbito geral. Isso pode envolver:
- Comentários;
- Curtidas;
- Compartilhamento;
- Seguidores e crescimento da página;
- Menções (marcadas ou não marcadas);
- Hashtags;
- Cliques;
- DMs.
Dicas exclusivas no seu e-mailInscreva-se na newsletter da Nuvemshop e receba, semanalmente, conteúdos exclusivos sobre Marketing, Vendas, Gestão de e-commerce e mais, diretamente no seu e-mail.Qual a importância do engajamento no Instagram?
O engajamento no Instagram mostra como as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo. Quanto mais o seu público realizar ações com seu conteúdo, maior será o seu engajamento. De modo geral, esse é um sinal claro de que sua estratégia de mídia está dando certo.
Além disso, o engajamento é um dos fatores de classificação utilizados pelo algoritmo do Instagram. Basicamente, quando a plataforma carrega seu feed, ela visa mostrar as postagens com as quais você provavelmente irá interagir. Sendo assim, as publicações de contas e tópicos com os quais você se engaja regularmente têm maior probabilidade de aparecer para você.
Resumidamente, quanto mais engajamento seu conteúdo e/ou conta tiver, maior a probabilidade de seus seguidores vê-los.
8 dicas para melhorar o engajamento no Instagram
Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram, confira algumas dicas infalíveis de como aumentá-lo no seu perfil para conseguir mais vendas na rede social.
Além disso, se você quer entender mais sobre como bombar no Instagram, confira nosso vídeo sobre o assunto e conheça diversas dicas para aumentar o engajamento na rede social. Veja abaixo:
1. Experimente diferentes tipos de conteúdo
Você pode compartilhar conteúdo no Instagram em vários formatos. Por exemplo, conteúdos com uma única foto, carrosséis com até dez fotos, IGTV, Reels e Stories. Variar seus tipos de postagem dá a você a chance de ver com quais formatos seu público-alvo se engaja mais.
Além disso, fazer esse tipo de teste pode te ajudar a alcançar novos mercados, fazendo com que você consiga vender mais pelo Instagram.
2. Faça sorteios
Os sorteios no Instagram são uma ótima maneira de ganhar engajamento. Isso porque não dá para negar que todo mundo adora coisas grátis. Então, se você está sentindo que o envolvimento do público com as suas postagens está baixo, essa estratégia pode ser uma boa alternativa.
Além de promover o seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca, você consegue ganhar seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos. Certamente, isso fará com que o algoritmo da plataforma olhe com outros olhos para a sua página.
No entanto, é importante lembrar que sempre que você for realizar um sorteio, é fundamental fazer um estudo com o seu público-alvo. Nada adianta você ter uma loja de produtos veganos e sortear uma moto, por exemplo. Afinal, pessoas que não são veganas e/ou não se interessam pela sua empresa, também vão querer participar.
Como resultado, você pode perder os seguidores logo após a finalização do sorteio, voltando para a estaca zero e podendo até ser penalizado pelo Instagram. Nesse sentido, uma boa dica é que você sorteie itens ou serviços que conversem diretamente com o seu nicho de mercado. Assim, você não corre risco do engajamento diminuir no futuro.